Ajudando Seu Cão - Gato Idoso - Tapetes Higienicos e Fraldas

abril 25, 2012

   Nosso bichinho de estimação envelhece como qualquer um de nós e pouco disto fala-se, encontramos muito sobre filhotes e como cuidar deles, agora sobre a velhice ou as deficiências, dificilmente achamos dicas sobre como ajuda-los nestes períodos mais delicados de suas vidas. Muitas vezes ficamos totalmente desnorteados, quando nosso bichinho envelhece, adoece ou quando adotamos um animal com deficiências físicas, não é para menos, uma situação nova, além do fato de nosso emocional estar super preocupado, não sabemos como agir.
  Um dos imprevistos que podem acontecer é nosso companheiro sofrer de incontinência urinaria ou outras dificuldades na hora de urinar ou defecar, sejam elas provenientes de alguma cirurgia, problemas de coluna, idade ou em função de alguma deficiência, e o grande problema torna-se mante-lo confortável enquanto ele dorme, durante a velhice, também pode tornar-se comum, que ele durma e acabe urinando durante o sono, e ai ficamos naquela situação desesperadora, nosso bichinho esta todo molhado, sujo e perdeu o conforto de seu descanso, algumas vezes isto acontece com filhotes também.
  Uma das maneiras que encontrei de solucionar estes problemas de "xixi na cama" foi com os tapetinhos higiênicos, o uso tradicional todos conhecemos, para femeas estenda-o ao chão e para machos, prenda-o em uma quina de parede, fazendo com que parte dele cubra o chão. Para o "xixi na cama" basta fixar o tapete sobre a cama de seu amigo, se as dimensões do tapete forem pequenas para a cama use dois, o toque do tapete é macio, e ele tem boa absorção e dá para manter o bichinho confortável, enquanto ele dorme.

   Outra boa alternativa são as fraldinhas que utilizam a mesma tecnologia e material empregados nas fraldas descartáveis de bebês. Porém é importante ficar atento porque produto é feito exclusivamente para xixi e garante até seis horas de absorção. Além da preocupação com a higiene, o produto também foi desenvolvido pensando no conforto dos animais em suas diversas fases e necessidades da vida, já que possui elásticos de ponta a ponta, acabamento do orifício da cauda com costura reforçada, o que evita vazamentos, esterilização para evitar proliferação de bactérias e fita adesiva que pode ser mudada para melhor ajuste ao cãozinho (eu não testei em gatos, não sei se funciona, recentemente um cãozinho com paralisia usou na clinica veterinária que frequento e teve bom resultado).
    Estão disponíveis dois modelos de fraldas: para fêmeas, estipulado por tamanhos, e para os machos, determinado pela medida da cintura. O tamanho PP é indicado às fêmeas de até três quilos. Já o tamanho G, para animais de no máximo 20 quilos. Já no caso dos machos, a menor fralda serve em cães de até 30 cm de cintura e a maior para animais que tenham até 94 cm.

 Outro uso, pode ser feito quando temos de transportar nosso bichinho, nas caixas de transporte por muito tempo, forre o chão da caixa, com o tapetinho e leve sempre alguns de reserva. Caso seu bichinho permaneça por muito tempo dentro da caixinha, fiquem atentos, eles podem se irritar e picar o tapetinho, não deixe seu bichinho em contato com os restos do tapete, ele pode intoxicar-se. Ultima dica, se eventualmente seu bichinho ficar úmido pela urina ou em caso de diarreia, vocês podem usar aqueles lencinhos umedecidos de bebê, para limpar a sujeira. Espero que estas dicas, sejam uteis e bem vindos a nova seção  do meu blog Pet Dicas! Eu já usei tapetinhos de variadas marcas e preços, não existe nenhuma diferença muito significativa entre eles, muda um pouco o tamanho e a posição das fitas adesivas, o ultimo que usei foi o da primeira imagem do post, o azul.

Você poderá gostar também

3 comentários

  1. Adorei o post. Minha cadela está com 16 anos e há algum tempo ela urina enquanto dorme. Mas nas últimas semanas isso se tornos frequente. Vou atrás destes tapetinhos higiênicos. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho uma gata de 18 anos que já faz suas necessidades em tapete higiênico. Mais ela esta começando a fazer em qualquer lugar, essa não enxerga direito e o olfato no esta mais 100%. Estamos tentando a fralda descartável mais esta vazando. Você tem alguma dica ou outro sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida,
      Tudo bem? Você esta fazendo tudo corretamente, não conheço nenhum outro truque nesses casos, a fralda talvez esteja vazando ou pela marca algumas são melhores outras nem tanto e as vezes dão diferença pelo corte que se adapta melhor em um animal e não em outro, vale a pena você tentar outra marca, também pode ser pelo tamanho talvez um menor ou maior fique melhor, enfim as fraldas acredito eu não serem muito pensadas para os gatos o que pode estar causando o problema e também gatos detestam usar essas coisas talvez ela esteja mexendo um pouco e tirando do lugar. Espero que tudo dê certo para vocês, bjus!

      Excluir

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>