Pascoa ou Ostara

março 20, 2013


   Nesta época do ano, principalmente aqui no hemisferio sul, muitos de nós se preparam para comemorar a pascoa e a ressureição de Jesus, depois de traido, perseguido e cruxificado,  uma das justificativas dadas para tal atrocidade é que Jesus sacrificou-se por nós, para livrar-nos de nossos pecados. Eis então que penso não é horrivel e vampirico (no pior sentido de vampirico) desejar que alguém se sacrifique por você, para tão somente te livrar de um problema que você mesmo criou? Ainda mais monstruoso desejar que alguem tão puro e elevado espiritualmente quanto Jesus e com a origem dele fizesse tal coisa por nós, a mensagem principal que quero passar neste post é a de responsabilidade, se você faz algo não espere que esta responsabilidade recaia sobre outrem ou que outra pessoa seja responsabilisada por algo que você fez,  isso é horrivel!! E não me venha com a desculpa esfarrapada e sem noção de que esta era a missão de Jesus na Terra, por que na boa não cola!! Então já que muitos falam que a pascoa é uma época de reflexão, que tal refletir sobre o quanto você se responsabilisa por seus atos, ao invés de só comer bacalhau, que tal repensar também seus habitos alimentares, e quantos animais humanos e não humanos sofrem por conta deles e do disperdicio de comida no planeta Terra que poderia acabar com a fome de milhões sem causar qualquer custo economico á mim e á você?!?!
 
    Ok, você deve estar pensando, mas quem é essa tal de Ostara? E o Coelho e o Ovo, onde eles se encaixam nisso?! Ostara está relacionada com festividades que se celebram durante o equinócio ( equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). de primavera. A celebração tem forte relação com outras celebrações de Cultos Tradicionais de PovosAntigos, profundamente ligada a ancestralidade da humanidade,como Celtas, Vikings, Maias, Astecas, entre outros.
     Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre cerca de 21 de Setembro no hemisfério Sul e 21 de Março no hemisfério Norte. O inicio da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. É o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Ostara ou Eostre, como também  é conhecida  (Deusa Anglo-Saxã, que significa Deusa da Aurora) ou Easter (Pascoa, em inglês), pois a pascoa no hemisfério norte é realizado nesta época, é Deusa da primavera, da ressurreição e renascimento e tem como símbolo o coelho, entendeu de onde vem o coelho?
     Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos. O ovo representa a fertilidade das Deusas e dos Deuses ancestrais, bem como a da mulher e homem terrenos.
    Outra tradição  antiga é a de esconder os ovos e depois achá-los.(Talvez veio daí o costume dos Norte-americanos de esconderem os ovos de chocolate no dia da Páscoa para que as crianças os achem.) Comumente a maioria das pessoas relata sentir-se diferente neste período, mais dispostos, comem menos, dormem menos e acordam mais cedo.






     É tida como uma  época de começar a semear o que deseja colher em todas as áreas da vida, seja a colheita propriamente dita de alimentos, trabalho ou sentimentos, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida sua ressureição!





Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>