Cuidados com a alimentação e o corpo neste período de pós-quarentena

agosto 09, 2020

Endocrinologista e Nutróloga, Dra. Raquel Constantino detalha os cuidados com a alimentação e importância de uma dieta saudável e análise hormonal para a retomada da rotina 







A pandemia do coronavírus segue afetando a população mundial e brasileira, mas por aqui algumas cidades já entraram no ritmo de flexibilização com o retorno do trabalho em várias atividades em uma retomada paulatina da rotina.


Nesse período de quarentena de três a quatro meses em boa parte do país, a parte alimentar acabou se tornando a grande vilã como reporta a endocrinologista e nutróloga esportiva, Dra. Raquel Constantino: "Cerca de 90% dos meus pacientes engordaram nesse período", disse a friburguense radicada no Rio de Janeiro que tem consultório em Ipanema e atende online para todo o Brasil.


Questões psicológicas advindas da quarentena também influenciaram na compulsão alimentar das pessoas: "Esse período da quarentena foi bem complicado, a maioria das pessoas ganhou peso muito pela questão da ansiedade, ficar em casa o dia inteiro. Muita gente teve uma redução financeira, isso influenciou muito. E muito pela questão da ociosidade. Ficar muito em casa faz com que a pessoa vá mais à geladeira, beliscar alguma coisa, pegar algo para comer. Então as pessoas acabaram consumindo muito mais e engordando nesse período . Fora que o metabolismo reduziu, ficamos muitas horas sentados, não há mais o deslocamento ao trabalho, rotina mudada, muita gente ficou sem fazer atividade física."


Apesar de não haver ainda uma vida normal, a rotina vai voltando aos poucos e Raquel aconselha a fazer o mesmo com a alimentação para evitar não só a obesidade, mas também outras doenças: "Tenho recomendado aos meus pacientes buscar voltar à rotina habitual deles, criar novos hábitos, tentar fazer o que ele fazia, separar um horário para atividade física, outro para cozinhar. O que indico é que no domingo a pessoa sente e organize sua semana, faça suas compras, deixe comida pré-pronta, algumas coisas congeladas como feijão,arroz integral, e com a volta da rotina na semana ela não terá desculpa de não ter o que comer pois tudo estará organizado e pré-prontas"


O consumo da bebida alcóolica também pesou no ganho de peso da população durante a quarentena como informa reportagem do site G1 ( https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/03/com-isolamento-venda-e-consumo-de-bebidas-alcoolicas-aumenta-no-rio.ghtml), muito fruto da ansiedade. Dra. Raquel dá a receita ideal para o equilíbrio na retomada: " Ideal é voltar com a bebida alcoólica aos finais de semana e para quem está ainda muito ansioso ou gosta muito eu recomendo duas taças de vinho tinto seco (por semana) ou uma pois tem toda característica do anti-oxidante e resveratrol".


Outra preocupação levantada pela médica que atua na área é a preocupação com a alimentação fora de casa uma vez que os restaurantes foram reabertos e as pessoas estavam ansiosas para fazer suas refeições diferenciadas.Segundo ela, é preciso atenção com o local e alimentos como a comida japonesa, peixes, verduras e legumes: "Minha recomendação é que faça a sua comida, mas quando não for possível que escolha restaurantes confiáveis que saiba a procedência dos alimentos", destacou: "Sempre ideal saber a procedência dos restaurantes, principalmente saber a quantidade de óleo e tomar cuidado com alimentos como verduras, legumes que precisam ser bem tratados, lavados, principalmente por conta do coronavírus , a gente sabe que precisa estar bem esterelizado. E se for comer comida japonesa por exemplo nesse período, tomar bastante cuidado com os peixes, precisam estar bem refrigerados para você não ter nenhum problema de ingestão com os alimentos".


Formada em medicina pela Universidade Gama Filho em 2013, com Residência em Endocrinologia e Metabologia pela UNIRIO, e especialização de Nutrologia Esportiva pela Universidade do Paraná, Constantino aconselha nesse período de retomada a consulta a um(a) Endocrinologista/Nutróloga não só para o controle de peso/alimentação saudável, mas também exames hormonais.


"A Consulta em um nutrólogo é fundamental. Foram entre três e quatro meses em que as pessoas não estavam focadas em dieta, estávamos com muitos problemas, então foi um período em que todo mundo relaxou. Procurar a ajuda de um profissional para que se consiga perder peso de forma saudável, sem fazer dietas radicais , não tomar nenhuma medicação sem prescrição médica e montar um plano alimentar de acordo com sua rotina e estratégias alimentares que podemos fazer".


"E além disso é bom observar toda a parte hormonal. Devido a esse tempo todo de quarentena tivemos um aumento do hormônio chamado cortisol, que engorda, temos que fazer essa avaliação hormonal, a dosagem desses hormônios,dosar tireóides, insulina, para fazer esse acompanhamento. Então é fundamental o acompanhamento de um nutrólogo ou um endocrinologista para que te auxilie e oriente para perder esse peso ganho durante a quarentena, tudo com muita saúde, sem sacrifício".


E os alimentos recomendados e não recomendados no período pós-quarentena ? Raquel dá dicas: "Nesse período pós quarentena o recomendado é evitar açúcares refinados e refrigerantes. Ideal aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes e beber bastante água".


Sobre Dra. Raquel Constantino 



Formada em medicina pela Universidade Gama Filho em 2013, tem Residência em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e especialização em Nutrologia Esportiva pela Universidade do Paraná (UNINGÁ).

Realiza consultas em seu consultório em Ipanema, Rio de Janeiro (RJ), e online das mais diversas áreas de endocrinologia atendendo patologias como obesidade, diabetes em adultos, crianças, distúrbios de tireóide, dislipidemias (alterações de colesterol) , esteatose (fígado gorduroso), alterações do crescimento e puberdade, patologias da hipófise e osteometabólicas. Além disso realiza atendimentos para ganho de massa muscular, emagrecimento compondo cardápio e suplementação para os pacientes. Exame de bioimpedância incluído.


Instagram : @draraquelconstantino / Youtube https://www.youtube.com/channel/UCEJjnWOGVWlqSO4HJ4smTNw /


Marque sua consulta em seu website - http://www.endocrinorioraquelconstantino.com/ ou pelo telefone tel:+55-21-98357-0336

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>