Jornalista Marina Machado lança “Diário da Gratidão”

agosto 03, 2020

Livro será estará no mercado entre o final de setembro e o começo de outubro. Projeto foi viabilizado por meio de plataforma colaborativa de financiamento





São Paulo, 28 de Julho de 2020 – Gratidão é um remédio poderoso. Quem agradece desfruta de bem-estar, aumenta a resiliência, fortalece vínculos interpessoais, reduz o estresse e previne a depressão. Os agradecidos têm sistemas imunológicos mais fortes, apresentam pressão arterial mais baixa e, como se não bastasse, ainda dormem melhor. Estes indivíduos têm “saúde de ferro”. Os efeitos positivos da emoção foram descritos num artigo recente, publicado no início de 2020 por uma associação de ex-alunos da prestigiada Wharton School, escola de administração vinculada à Universidade da Pensilvânia: https://www.whartonhealthcare.org/discovering_the_health

O estudo cita diversas pesquisas que comprovam os poderosos benefícios de agradecer. Uma delas é a descoberta, em 2015, de um grupo de neurocientistas renomados: os pesquisadores comprovaram que pessoas que mantinham “um diário de gratidão” por oito semanas, escrevendo todos os dias sobre coisas pelas quais estavam agradecidas, apresentaram redução no nível de vários biomarcadores inflamatórios. Os indivíduos pesquisados relataram “menos problemas de saúde, passaram mais tempo se exercitando e tiveram poucos sintomas de doenças físicas.” Ou seja: escrever sobre a gratidão é tão poderoso quanto o próprio sentimento de graça.  

Jornalista que atua como repórter e apresentadora da TV Bandeirantes, em São Paulo, Marina Machado criou intuitivamente o seu próprio diário da gratidão como um exercício pessoal. “Quando passei a postar fotos e frases sobre gratidão nas minhas mídias sociais, comecei a receber muitas mensagens de pessoas agradecendo por lhes incentivar a ter esse novo olhar”, conta. “Como gosto muito de estudar formas melhores de viver, fui me aprofundando em questões relacionadas à saúde física e mental. Descobri que a gratidão é uma qualidade importantíssima para o nosso bem estar”, atesta a jornalista.

Dona de dois canais no Youtube, entre eles o “Marina Machado Jornalista”, no qual promove lives sobre assuntos ligados à saúde, Marina Machado acaba de lançar o livro interativo “Diário da Gratidão”. “O projeto é um convite para que a pessoa olhe para a sua vida, para o seu dia, para as suas coisas, e perceba que as razões para agradecer a rodeiam o tempo todo. Das mais simples às mais profundas. O livro foi pensado para que possamos nos melhorar por dentro e por fora, e tornar a vida de quem nos cerca também mais leve e feliz”, explica. A obra será lançada entre o fim de setembro e o começo de outubro.

Marina Machado criou um livro rápido, porém com bastante espaço para o leitor se inspirar e fazer as suas próprias anotações diárias. “A ideia é que as pessoas possam vivenciar os exercícios que proponho em meio a muitas dicas, curiosidades e reflexões sobre a prática da gratidão”, adianta a jornalista. O livro tem formato A5 (148x210mm), possui cerca de 100 páginas e capa com acabamento em laminação fosca. A obra foi viabilizada por meio de uma plataforma colaborativa de financiamento. A meta foi alcançada em menos de dois dias. Um feito surpreendente até para a própria plataforma de financiamento. “Mostra o quanto as pessoas estão interessadas no assunto. Todos que colaboraram terão seu nome nos agradecimentos do livro e receberão um convite especial para participar de uma videoconferência comigo. Quero poder falar sobre a experiência e, claro, poder lhes agradecer ao vivo”, adianta Marina Machado.

A jornalista também criou recompensas para que leitores que almejem fazer pacotes, planejem presentes para si ou para os demais, ou representem empresas ou instituições. “Além dos exemplares autografados do livro físico e do e-book, o projeto ‘Diário da Gratidão’ ainda conta com marcadores de página magnéticos, cartela de ‘post-its’ com frases relevantes sobre Gratidão e pacotes com descontos progressivos. O frete simples para todo o Brasil fica por conta do projeto. Estou encarando esta iniciativa como uma oportunidade para demonstrar a minha gratidão pelo público”, finaliza a autora.

Para adquirir basta entrar no site https://www.catarse.me/diariodagratidao. A compra é como qualquer outra feita pela internet. O usuário faz um rápido cadastro, preenche a forma de pagamento ideal e pronto. A campanha vai até o dia 19 de agosto.

 Marina Machado – Nascida em Campinas, São Paulo, Marina Machado é jornalista, radialista e atua há 22 anos como repórter e apresentadora no Grupo Bandeirantes de Comunicação (na soma de duas passagens). Estudou Rádio e TV na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), fez pós-graduação em Jornalismo Internacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Com passagens por veículos como TV Record, TV Globo e Rede 21, Marina também é autora do livro “Noites ao som de Cazuza e Lobão”, além de roteirista e diretora do longa-metragem “Zé Mineiro, Zé Brasileiro.” Foi duas vezes finalista do Prêmio Esso: em 2010, pela série de reportagens “Mulheres Reféns do Medo”; e em 2014, pelo trabalho “Salvas da Família”.

Participou de importantes coberturas nacionais e internacionais, tendo no currículo entrevistas com importantes convidados estrangeiros. Possui dois canais no Youtube: “Palavras Cruzadas Oficial”, no qual faz resenhas de livros, e “Marina Machado Jornalista”, em que promove lives sobre assuntos ligados à saúde.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>