NVIDIA Enterprise lista as cinco principais tendências de IA

agosto 09, 2020

Pandemia coloca em evidência novas tecnologias na área de saúde ...

As inovações tecnológicas podem auxiliar na melhoria de diferentes áreas, como mobilidade urbana, saúde e varejo


NVIDIA EnterpriseA inteligência artificial (IA) já demonstrou ser a principal tendência para inovações nos últimos anos, mas o potencial dessa tecnologia é muito maior do que parece. A NVIDIA Enterprise, que revolucionou a computação paralela e hoje é líder no desenvolvimento de plataformas de IA, listou cinco conceitos que já fazem ou muito em breve deverão fazer parte do cotidiano de toda população.
“O avanço nas GPUs da NVIDIA e a criação de novas plataformas de software especializadas possibilitam mais rapidez no processamento de dados e torna possível alguns grandes avanços da IA aproximando cada vez mais o futuro do nosso cotidiano. Muitos podem não perceber, mas a inteligência artificial já faz parte da nossa vida, seja por indicações de produtos e serviços em compras on-line ou ao usar um aplicativo para tradução de voz”, explica Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
  1. Video Analytics
Já existem bilhões de câmeras e sensores no mundo que podem ser usadas com IA para melhorar serviços públicos e privados. A NVIDIA Enterprise desenvolveu um framework, o NVIDIA DeepStream, que permite criar e implementar aplicações e serviços de análise de vídeo inteligente com IA. O DeepStream oferece uma estrutura escalável de várias plataformas com segurança TLS para implantar na edge e conectar em qualquer nuvem. Essa tecnologia pode ser usada para:
  • Cidades inteligentes - É possível utilizar as câmeras nas cidades para monitorar o trânsito em tempo real e diminuir regiões de congestionamento ao interligar o sistema com os semáforos. 
  • Distanciamento social - Nesse período diferenciado por conta de Covid-19, a tecnologia pode ser usada para monitorar o distanciamento entre as pessoas em locais de aglomeração e alertar prefeituras ou quem estiver responsável pelo espaço para se atentar aos locais mais propensos ao risco de transmissão do novo coronavírus.
  • Varejo - Os comerciantes já usam cada vez mais o Video Analytics em operações para aplicações como check-out inteligente, análise de loja e gerenciamento inteligente de relacionamento com o cliente. 
  • Manufatura - Essa tecnologia, quando usada no setor industrial, pode otimizar a eficiência de montagens complexas, auxiliar processos de inspeção, aumentar a qualidade do produto e reduzir o custo de retrabalho.
  • Análise esportiva - O Video Analytics desempenha um papel importante nos sistemas de análise esportiva, que rastreiam e analisam o movimento dos jogadores e parâmetros diferentes, como velocidade e ângulo da bola. Além de ajudar as equipes profissionais com partidas mais justas, também fornece mais contexto aos telespectadores durante as transmissões.
  1. Saúde Inteligente
A pandemia do novo coronavírus serviu como uma alavanca para antecipar muitas transformações tecnológicas em diversas áreas e na saúde não foi diferente. Com a NVIDIA Clara, a NVIDIA Enterprise já alcançou um desempenho revolucionário neste ano para ajudar a comunidade médica a rastrear, testar e tratar melhor a Covid-19. A NVIDIA Clara é uma plataforma de assistência médica para geração de imagens, sequenciamento genômico e inteligência artificial, e para o desenvolvimento e implantação de sensores inteligentes. No mundo pós-pandemia, a tendência é usar essas capacidades para melhoria de outras áreas médicas. 
Durante a quarentena atual, os principais destaques da plataforma são:  
  • Sequenciamento de genoma em tempo recorde - O software de genômica computacional NVIDIA Clara Parabricks®, disponível gratuitamente por 90 dias para pesquisadores no mundo inteiro para combater a Covid-19, quebrou um novo recorde, analisando toda a sequência de DNA do genoma humano em menos de 20 minutos.
  • Modelos de IA para detecção de doenças - Os modelos de IA que foram desenvolvidos em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA podem ajudar pesquisadores a investigar a gravidade da Covid-19 a partir de tomografias computadorizadas do tórax e desenvolver novas ferramentas para entender, avaliar e detectar melhor as infecções.
  • NVIDIA Clara Guardian para hospitais inteligentes - A NVIDIA Clara Guardian™ usa tecnologias inteligentes de análise de vídeo e reconhecimento de voz automático para garantir que a nova geração de hospitais inteligentes possa monitorar os sinais vitais dos pacientes e limitar a exposição da equipe.
  1. Profissionais trabalhando em tempo real no mesmo projeto na nuvem
A quarentena de Covid-19 obrigou muitas pessoas a iniciarem o trabalho remoto. Mas a criação de efeitos visuais, visualizações arquiteturais e projetos de manufatura, por exemplo, geralmente requer várias pessoas colaborando entre equipes, em diferentes espaços de trabalho remoto. A NVIDIA Omniverse™ é uma plataforma de computação gráfica e simulação que possibilita aos profissionais trabalharem sem interrupções em tempo real em aplicações de software nas instalações ou em todo o mundo via nuvem.
Essa plataforma visa a interoperabilidade universal em diferentes aplicativos e fornecedores de ecossistema 3D. Fornece atualizações eficientes da cena em tempo real e é baseado em padrões e protocolos abertos. O Omniverse foi projetada para atuar como um hub, permitindo que novos recursos sejam expostos como micro serviços a clientes e aplicações conectadas.
  1. IA de conversação (multimodal conversation AI)
Inteligência artificial de conversação é um dos principais tópicos do momento. Isso porque torna possível transformar a fala em texto, gerando assim a possibilidade de ouvir sem usar as mãos enquanto trabalha ou dirige. E, conforme fica mais inteligente, passa a entender mais sobre o que ouve e lê, crescendo em grande escala o nível de assistentes virtuais de alto nível. 
NVIDIA Jarvis é uma estrutura de aplicações para serviços de IA de conversação multimodal, que inclui modelos de IA de conversação pré-treinados, ferramentas no NVIDIA AI Toolkit e serviços de ponta a ponta otimizados para tarefas de fala, visão e compreensão da linguagem natural (NLU). As aplicações baseadas em Jarvis foram otimizados para maximizar o desempenho na plataforma NVIDIA EGX ™ na nuvem, no data center e na edge.
As empresas podem usar a tecnologia para gerenciar contratos. Já os médicos, para fazer anotações durante os exames dos pacientes. E muitas empresas podem aprimorar o suporte ao cliente.
  1. Sistema inteligente de recomendação
Os sistemas de recomendação estão cada vez mais fortes na internet e são considerados atualmente algumas das aplicações mais relevantes. Esses sistemas são treinados automaticamente usando dados de acordo com a interação dos usuários com a aplicação, que incluem impressões, cliques, curtidas, menções etc. Conforme o sistema é treinado e ganha mais inteligência, ele passa a poder recomendar produtos e serviços de acordo com as preferências de cada consumidor, tornando assim todos os negócios cada vez mais personalizados. 
NVIDIA Merlin é um framework que inclui ferramentas para a construção de sistemas de recomendação baseados em deep learning que fornecem melhores previsões do que os métodos tradicionais e aumentam as taxas de cliques. 
Essa tecnologia já é popular em alguns serviços de streaming para recomendar os melhores filmes e séries de acordo com cada usuário. No varejo, alguns e-commerce têm a possibilidade de oferecer produtos semelhantes ao que o consumidor já está comprando. 
Sobre a NVIDIA
Com a invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA), em 1999, redefinimos os gráficos de computadores modernos e revolucionamos a computação paralela. Mais recentemente, o deep learning com base em GPU deu início à inteligência artificial moderna — a próxima era da computação — com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. Saiba mais em http://nvidianews.nvidia.com/
Acesse também:
Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/ 
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>