Um curso para ouvir, pensar e discutir Madonna

agosto 07, 2020

‘Madonna ExplĂ­cita’ expĂ”e as questĂ”es de gĂȘnero e sexualidade na obra da artista




Madonna Ă© a artista pop feminina mais importante do sĂ©culo 20. Como um Galileu contemporĂąneo, ela revolucionou a cultura global de maneira tĂŁo profunda que talvez seja possĂ­vel afirmar vivermos na era pĂłs-Madonna, a artista que passou do vinil ao streaming sem perder sua influĂȘncia e relevĂąncia. 
É justamente esse grandioso e inegĂĄvel histĂłrico que o curso “Madonna ExplĂ­cita” busca investigar. Orientado pelo filĂłsofo e pesquisador Ali Prando, e inspirado pelo famoso “Madonna Studies”, programa oferecido por universidades ao redor do mundo nos anos 1990, o projeto brasileiro mergulha no extenso conglomerado estĂ©tico de Madonna atravĂ©s de lentes fornecidas por Judith Butler, Gayle Rubin, Achille Mbembe e Michel Foucault, caminhando a pensar pĂłs-feminismo, polĂ­ticas de gĂȘnero e (des)identidade.
Considerada mestre na arte de se reinventar, Madonna criou produtos culturais embalados por uma falsa sensação de simplicidade, oferecendo novas e complexas perspectivas sobre sexualidade, identidade, religião e política nessas mais de quatro décadas de carreira. Agora sexagenåria, ela permanece inigualåvel enquanto todos os seus pares, grandiosos artistas do star system pop do século 20, jå não estão mais entre nós: Prince, Michael Jackson, David Bowie, Whitney Houston e tantos outros.
“NĂŁo Ă© exagero dizer que vivemos na era pĂłs-Madonna. Ela misturou o profano e o sagrado, criou o que entendemos como videoclipe, uma das formas de arte mais populares atĂ© hoje, mesmo na era do Instagram e do Tik Tok. Nos influenciou tĂŁo profundamente que podemos ver seus sinais na moda, descobrindo estilistas no auge de sua criatividade das ‘wannabes’ (garotas que se vestiam como Madonna) nos anos 1980 atĂ© os sutiĂŁs cĂŽnicos de Gaultier, passando ainda por tendĂȘncias esportivas como yoga, parkour e slackline. Na mĂșsica, como quando surfou na onda da New Wave ou popularizou a mĂșsica eletrĂŽnica nos anos 1990, e mais recentemente a PC Music”, diz Prando.
Enquanto entertainer e storyteller, atravĂ©s de seus discos, turnĂȘs e performances avassaladoras, ela emancipou as mulheres e criou diĂĄlogos interminĂĄveis dentro dos feminismos, posicionou-se na linha de frente em defesa das pessoas LGBTQIA+ quando ‘pink money’ nĂŁo era pauta, criou imaginĂĄrios inter-raciais no assombroso Estados Unidos governado por Reagan, e desafiou lĂ­deres polĂ­ticos, do Papa a George Bush, de Marine Le Pen a Putin e Trump.
“Madonna libertou as mulheres e pessoas LGBTs como nenhum outro artista pop teve coragem de fazer: no decorrer de sua carreira, tratou seu prĂłprio corpo como uma tela reeditĂĄvel e permitiu que diversos colaboradores lhe dessem seus ‘toques mĂĄgico’ — e Ă© justamente assim que podemos compreender o processo de expressĂŁo de identidade no contemporĂąneo”, aponta o pesquisador.
Entre seus talentos, destacam-se a sua habilidade atlĂ©tica — esse corpo tecnoperformativo que se moldou (e moldou tantos outros) resistindo ao tempo — e a sua curadoria de arte ou habilidade de promover agenciamentos estĂ©ticos. AtravĂ©s de diferentes linguagens artĂ­sticas, como mĂșsica, cinema, happening, moda e artes visuais, Madonna moldou nosso zeitgeist cultural junto dos maiores produtores, designers, estilistas e fotĂłgrafos, muitas vezes antes mesmo deles acessarem os circuitos mainstream de produção. NĂŁo Ă  toa, seu trabalho e estratĂ©gias sĂŁo estudados em cursos de arte, publicidade e comunicação ao redor do mundo, valorizando sua capacidade de criar colaboraçÔes com artistas das mais diversas ĂĄreas sem esquecer a sua prĂłpria assinatura.
“Madonna ExplĂ­cita” acontece nos dias 11, 13, 18 e 20 de agosto, terças e quintas, das 19h30 Ă s 21h30, com transmissĂ”es atravĂ©s do Zoom. As inscriçÔes sĂŁo atravĂ©s da Sympla, R$ 100.
  • Encontro 1 — O voyeurismo Ă© pop
  • Encontro 2 — Procura-se Butler desesperadamente
  • Encontro 3 — O Complexo de Medusa
  • Encontro 4 — Na cama com Che Guevara

“Madonna ExplĂ­cita” Ă© um projeto da Disco Punisher, plataforma criadora de conteĂșdos reconhecida por seus projetos que mesclam cultura pop e teorias filosĂłficas, como “Politizando BeyoncĂ©”, com edição recente no festival No Ar Coquetel Molotov, e “Björk: Paradigmas do PĂłs-humanismo.exe”, feito com exclusividade para a passagem da exposição da artista islandesa pelo Brasil em 2019. InformaçÔes: thediscopunisher@gmail.com.


VocĂȘ poderĂĄ gostar tambĂ©m

0 comentĂĄrios

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>