PROJETO PRECIOSA - LÍDERES EVANGÉLICOS SE UNEM EM CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMETIDA POR HOMENS CRISTÃOS

novembro 08, 2020

 PROJETO PRECIOSA

LÍDERES EVANGÉLICOS SE UNEM EM CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COMETIDA POR HOMENS CRISTÃOS




Iniciativa tem por objetivo conscientizar homens católicos e evangélicos sobre 

o verdadeiro perfil  ‘não-violento’ do homem cristão”




Em um país laico, mas majoritariamente cristão (IBGE, 86,8%), faz-se necessário questionar e refletir sobre a conduta e postura de uma sociedade marcada pela violência. Segundo dados do Ministério da Saúde (2019), a cada quatro (4) minutos uma mulher é agredida no Brasil. Destes, 80% dos casos, os agressores são namorados, maridos ou ex-maridos.

Por sua vez, dados da Pesquisa DATAFOLHA (2020), deflagram o aumento de homens cristãos no país, com mais de 103 milhões de homens que se declaram católicos (49%) e 89 milhões evangélicos (42%).


Segundo o Conselho de Proteção à Vítima de Violência Doméstica, mais de 66% das ligações para o 190 são denúncias de violência doméstica, e os dias de maior reportação são às quartas-feiras, dia de empoderamento masculino, em virtude dos jogos de futebol, o que acentua atos agressivos; e aos domingos, além do futebol, é o dia que o "irmãozinho" se empodera com o machismo estrutural na Igreja, e quando chega em casa, bate na irmã.

Diante das alarmantes estatísticas e as crescentes denúncias de violência doméstica, indicam que, a despeito das recentes conquistas femininas, o país ainda vive mergulhado por um machismo estrutural, legitimado por instituições, como a própria Igreja brasileira (Católica Romana e evangélicas), onde muitas mulheres ainda enfrentam um cotidiano de medo, violência e sofrimento, muitas vezes, submetidas por homens que se dizem “cristãos”.

No mês Internacional de Combate à violência contra a mulher, inspirados em uma campanha da ONU, mas segmentada para o público evangélico, em uma iniciativa para fomentar o debate sobre o tema e ampliar a conscientização sobre essa situação, o Projeto Preciosa lança nesta segunda-feira, 9 de Novembro, a campanha HOMEM DE DEUS NÃO BATE EM MULHER.

Nove líderes evangélicos masculinos de distintos lugares e denominações do país – entre os quais Tiago Santos - pastor e teólogo, Diretor do “Coletivo Abrigo”, em Porto Alegre; Jeyson Rodrigues, líder da Comunidade “Casa Comum”, em Macéio; Gilberto Chagas Jr - teólogo e pastor da “Igreja Relevante”, Rio de Janeiro; Leo Maltrapilho, missionário e seminarista; Genalldo Rodrigues - Jornalista e músico cristão do Rio de Janeiro ; Samuel Oliveira - Seminarista e político, São Paulo; Nicolas Panotto - Doutor em Teologia e Diretor GENRIP, Chile; Bebeto Araújo - Pastor e Diretor Nacional "Missão Aliança", Curitiba; Daniel Elias - Pastor Assembleia de Deus e Político/ Rio de Janeiro - foram convidados para gravar um vídeo com a mensagem da campanha. O objetivo é conscientizar homens cristãos sobre o seu verdadeiro papel de ir contra todo e qualquer tipo de violência contra a mulher.

“Recebemos diariamente pedidos de socorro de mulheres cristãs, evangélicas e católicas, vítimas de violência doméstica cometidas por homens cristãos, o que prova que essa realidade não está aquém das instituições religiosas, muito pelo contrário, por vezes, é cometido por líderes e pastores. Logo, é importantíssimo que o debate e o diálogo de conscientização contra a violência doméstica seja estabelecido na comunidade cristã brasileira - tendo em vista que, a própria Bíblia condena o homem violento”, disse Mariana Domin, idealizadora do Projeto Preciosa.

“Por isso estamos promovendo uma campanha para engajar os homens. A luta contra o machismo e a violência não deve ser debatido apenas pelas mulheres, pois elas não são as únicas vítimas, os homens também sofrem com o patriarcado institucional da Igreja que o chamam de “primogênitos” e “Detentores da Promessa”, colocando-os em um patamar de autoridade, que conduz o homem a acreditar na hierarquia das relações. Portanto, a busca é por uma sociedade que, homens e mulheres, marchem juntos contra a violência de gênero no nosso país.

A campanha será lançada no Canal oficial do Projeto Preciosa no Youtube, convidando internautas católicos e evangélicos a se engajarem por meio das mídias sociais. Para tanto, basta tirar uma foto segurando um cartaz com a mensagem HOMEM DE DEUS NÃO BATE EM MULHER ou gravar um vídeo dizendo a frase, e poste nas redes (mencionando @projetopreciosa) com a hashtag #homemdedeusnaobateemmulher


 VÍDEO -





LANÇAMENTO OFICIAL NA PLATAFORMA E REDES SOCIAIS - SEGUNDA - FEIRA, 9 DE NOVEMBRO

LIVE DE LANÇAMENTO COM OS LÍDERES RELIGIOSOS QUE FIZERAM PARTE DA CAMPANHA - QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO, ÀS 20H, FACEBOOK.

Dia 25 de novembro - Dia Internacional de Combate à violência contra a mulher

Esta data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal. Las Mariposas, como eram conhecidas, as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente.

Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina. Elas lutavam por soluções para problemas sociais de seu país. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

25 de novembro como o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981 em homenagem às irmãs, que responderam com sua dignidade à violência, não somente contra a mulher, mas contra todo um povo. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), proclama esta data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” a fim de estimular que governos e a sociedade civil organizada nacionais e internacionais realizem eventos anuais como necessidade de extinguir com a violência que destrói a vida de mulheres, considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

A CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES se estende até o dia 10 de dezembro, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”.
(Capa/Arte do Projeto Preciosa - Mariana Domin)

LEGENDA DA ARTE: A capa do Projeto é a imagem do “Diamante Cullinan”, descoberto há mais de 100 anos e considerado um dos maiores diamantes já encontrados em todo o mundo. Hoje, está em posse da família real britânica e a estimativa do seu valor ultrapassa 337 milhões de euros.


Sobre o Projeto Preciosa


Atualmente, de acordo com a ONU, a taxa de feminicídios no Brasil é a 5° maior do mundo; a cada 1h30 uma mulher é violentada no país, e a cada 2h uma mulher é morta por seus companheiros ou ex-maridos.

Especificamente, o país declara-se um país cristão, com quase 100 milhões de mulheres, entre católicas e evangélicas, adeptas da crença, segundo o IBGE. Em uma pesquisa de doutorado feita pela teóloga Valeria Cristina Vilhena, foi constatado que 40% das mulheres em abrigos são evangélicas. Aprofundando essas pesquisas e apuração, principalmente de notícias midiatizadas, a jornalista e missionária Mariana Domin constatei que muitas dessas mulheres atingidas por opressões físicas e psicológicas são cristãs e, em sua maioria, silenciam os abusos e atos cometidos pelo agressor em razão de orientações da religião ou de líderes religiosos.

De acordo com o Conselho de Proteção à Vítima de Violência Doméstica, mais de 66% das ligações para o 190 são denúncias de violência doméstica, e os dias de maior reportação são às quartas-feiras, dia de empoderamento masculino, em virtude dos jogos de futebol, o que acentua atos agressivos; e aos domingos, além do futebol, é o dia que o "irmãozinho" se empodera com o machismo estrutural na Igreja, e quando chega em casa, bate na irmã.

Consternada com este panorama, o Projeto Preciosa nasce com o ensejo de revelar que essas mulheres não são estatísticas, todas elas têm histórias, sonhos e projetos que, fatalmente, são estilhaçados pela violência ou feminicídio, e elas estão nas igrejas. Um dos nossos questionamentos é incentivar e conscientizar a Igreja Cristã Brasileira a desenvolverem a acolhida, escuta e abrigos para vítimas de violência cristãs.

Estamos atendendo diferentes graus de violências, desde sequelas psicológicas, queimaduras, paraplegia e feminicídios.


O nome do Projeto se baseia no ideal de mulher cristã, conhecido como “mulher virtuosa”

“Mulher virtuosa, quem achará? Seu valor excede aos de pedras preciosas” (Provérbios 31:10). Na atualidade, uma das pedras preciosas que conhecemos são os diamantes, por isso a capa do Projeto é o “Diamante Cullinan”, considerado um dos diamantes mais caros do mundo, revelando que o valor de todas as mulheres excedem ao do Cullinan.

O Projeto Preciosa oferece atendimento espiritual, jurídico, psicológico e financeiro.


As três missões do Projeto é:

Empoderar mulheres vítimas de violência com ensinos sobre sua identidade e valor, além de revelar que elas continuam Preciosas para Deus e revelar sua beleza e poder através do “Dia de Preciosa”.

Denunciar - A oração e o louvor são conhecidos como “denúncias espirituais”, e não queremos que isso seja relegado, mas acreditamos na denúncia espiritual e física, estimulando a mulher que sofre esses crimes a não somente orar, mas denunciar aos orgãos competentes seus agressores.

Acolher - Temos como objetivo incentivar a criação de uma “Cultura de Combate e Enfrentamento da Violência Doméstica” em espaços religiosos, especificamente igrejas evangélicas e católicas, além de direcionar mulheres vítimas de violência para igrejas que possam ajudá-las. Tendo em vista que, a cada 14 minutos abria-se uma Igreja no Brasil, o que denota que há mais igrejas do que abrigos, que já estão superlotados.

O que nos motiva também é buscar o apoio da sociedade como um todo e de líderes religiosos, pois para as mulheres cristãs, as comunidades de fé é a instituição que elas mais confiam, o que acreditamos que deve ser um lugar de apoio e abrigo para as mesmas.

Projeto Preciosa - Redes sociais e contatos para pedidos de oração e ajuda linktr.ee/projetopreciosa


comunicacaopreciosa@gmail.com (imprensa) projetopreciosa3110@gmail.com (pedidos de ajuda, oração e aconselhamento)

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>