Laser e Led garantem tratamento rápido e indolor aos animais

janeiro 28, 2021


Entenda como a fototerapia pode ser utilizada na veterinária para melhorar cicatrização de feridas e lesões e combater processos inflamatórios


Fraturas, feridas, problemas dermatológicos e respiratórios são algumas das questões comuns que afetam a vida dos animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A fototerapia é um tratamento feito por meio do laser e Led terapêuticos, que podem auxiliar nestes e em diversos outros tratamentos veterinários, aliviando sintomas, incômodos e ainda contribuindo para melhorias no condicionamento do animal.


“A fototerapia tem o papel fundamental em processos de cicatrização de feridas e lesões, pós-operatórios, inflamações, edemas e nevralgias, por exemplo. Esse tratamento é benéfico por ser indolor e não invasivo, além de ser rápido e não estressar o animal”, explica o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ecco Fibras, Lucas Sousa.

O maior objetivo da fototerapia é garantir o bem-estar e qualidade de vida do animal que passa por esse tratamento. Isso ocorre porque os principais efeitos são a rápida cicatrização, melhoras em quadros inflamatórios, analgesia e melhoras em dores. “Esse procedimento relaxa a musculatura, diminui edemas, consolida a região óssea e ainda aumenta a produção de colágeno.”, comenta Sousa.

A fototerapia conta com três tipos de luzes para atuação na veterinária, são elas: 

Luz azul: ação bactericida e fungicida. O objetivo é garantir hidratação e limpeza dos tecidos, além de prevenir e tratar infecções, tem efeito clareador, ela ainda traz brilho e maciez aos pelos dos animais.

Luz vermelha: atua em processos inflamatórios na regeneração dos tecidos, melhora a circulação e angiogênese e na acupuntura veterinária não invasiva, conhecida como laser acupuntura. Além de ser a responsável pela síntese de colágeno e elastina.

Luz infravermelha: tem função analgésica e atua na drenagem linfática e de edemas. Possui efeito anti-inflamatório e aumenta em até 40% a absorção de produtos e fármacos. “Um dos grandes benefícios é a bioestimulação profunda (regeneração de ossos, nervos, cartilagens e etc.), além de também estar presente na acupuntura veterinária não invasiva”, ressalta Lucas Sousa.

Além dos benefícios para a saúde dos animais esse tipo de tratamento é extremamente acessível, o ECCO VET , aparelho responsável pela fototerapia em animais, permite mais de 40 tratamentos diferentes.

Sobre a Ecco Vet

 A Ecco Vet é uma empresa brasileira do Grupo Ecco Fibras especializada na produção de equipamentos de fototerapia aplicada à saúde, atuando há 25 anos no mercado. Possui mais de 4 mil clientes no território nacional e no exterior.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>