Por que acontece a perda de olfato e paladar?

fevereiro 25, 2021

O Dr. André Fraga Moreira, médico otorrinolaringologista do Consulta Aqui (Grupo HAS), explica as causas e o tratamento para a Anosmia, Ageusia e outras doenças relacionadas.

Nessa época de pandemia em que vivemos, muito tem se falado da perda de olfato e paladar, dois sintomas recorrentes aos indivíduos que contraem a COVID-19. Boa parte dos casos trata-se de acometimento temporário, contudo, é importante ficar atento e, persistindo a anormalidade, procurar um otorrinolaringologista.

Anosmia é a perda total do olfato, enquanto a Hiposmia é um comprometimento parcial desse sentido. Já a Ageusia é a perda/comprometimento do paladar e, na maioria dos casos, está relacionada com alguma anormalidade concomitante do olfato, pois, são sentidos que estão muito relacionados.

“Existe também a Parosmia, que é uma alteração/perversão do olfato, ou seja, quando a pessoa sente um cheiro diferente daquele que seria esperado para determinado produto”, explica o Dr. André Fraga Moreira, médico otorrinolaringologista do Consulta Aqui (Grupo HAS). “A Parosmia também pode aparecer no processo de recuperação da Anosmia”, completa o médico.

O tratamento dessas alterações depende da causa do problema. O primeiro passo é identificar o motivo. A principal causa de alterações do olfato é a rinossinusite crônica, contudo, com a epidemia de COVID-19 tem se notado uma enorme quantidade de casos. Isso porque o coronavírus pode afetar as células do epitélio olfatório, que se encontra no "teto" das fossas nasais. Também há casos em que o vírus acomete e compromete os neurônios responsáveis pelo olfato e, consequentemente, também o paladar.

Na maioria das vezes, o paciente tem uma recuperação total em cerca de uma a duas semanas, porém, em alguns os sintomas podem permanecer por até seis meses.

Apesar de existirem medicações indicadas, um dos principais tratamentos é o chamado "treinamento olfatório", que consiste em sessões diárias em que a pessoa acometida se esforça para sentir o cheiro de elementos como cravo, canela em pau, baunilha, pasta de dente, tangerina, maracujá e outros.

“Em determinadas situações, essas anormalidades podem levar o paciente a crises de depressão, ansiedade e doenças relacionadas à falta de nutrientes, pois, perdem o prazer e a vontade de se alimentar”, finaliza o otorrinolaringologista do Consulta Aqui (Grupo HAS).  

 
Consulta Aqui (Grupo HAS):

Centro médico oferece exames e consultas a preços acessíveis.

Em um único lugar, o Consulta Aqui oferece mais de 20 especialidades médicas e diversos exames com agilidade e corpo clínico altamente especializado. 

Com o slogan “Sua saúde no lugar certo”, o Consulta Aqui, do Grupo HAS, localizado na Lapa, zona oeste da capital paulista, vem conquistando a cada dia mais clientes que encontram ali uma forma de realizar suas consultas e exames a preços competitivos em relação aos cobrados em clínicas e laboratórios da região.

Entre as especialidades médicas, o centro conta com Cardiologia, Bucomaxilo, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Oncologia, Hematologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia e Cirurgia Vascular.

Contando com um corpo clínico especializado, o Consulta Aqui oferece ainda sessões de fisioterapia - motora, respiratória, neurológica, ortopédica, reumatológica e urológica – além de Reeducação Postural Global (RPG) e drenagem linfática pré e pós-operatória.

Disponibiliza também exames laboratoriais, passando por check-ups (clínico, cardiológico, ginecológico, urológico e pré-operatório), escleroterapia, lavagem de ouvido, até procedimentos estéticos não invasivos, realizados por cirurgiões plásticos e dermatologistas.

Entre os muitos benefícios concedidos aos seus clientes, o Consulta Aqui lançou seu cartão fidelidade. Com ele, além de desconto de 10% a partir da quinta consulta, ao atingir dez carimbos o cliente ganha uma consulta com o especialista de sua preferência.

Serviço:

Endereço:

Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP

Central de atendimento: (11) 3838 4669

Site: http://www.consultaaqui.com.br/

Planos de saúde credenciados: 

ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- OAB*PLASAC- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>