Startups ajudam na expansão e popularização do e-commerce no Brasil

fevereiro 09, 2021

Empresas engessadas buscam nas startups agilidade e flexibilidade

Com recorde em 2020, e-commerce brasileiro espera sequência no crescimento, com expectativa de incremento de 26% sobre o faturamento de 2020, podendo chegar a 110 bilhões em 2021, segundo previsão da consultoria Ebit|Nielsen.O crescimento que foi acelerado durante a pandemia, trouxe mais de 7 milhões de novos consumidores para uma nova experiência de compra, desses, 64% afirmaram que pretendem continuar comprando pela internet, segundo estudo realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box.

Esse movimento também estimulou a digitalização de pequenos negócios, que se integraram a grandes marketplaces para vender seus produtos de pequenas cidades para todo Brasil. Em busca de público, integrações logísticas e de pagamento, mais 150.000 novas lojas online foram criadas apenas entre março a julho de 2020 no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a adesão aos marketplaces foi a válvula de escape para esses pequenos lojistas.

Esse crescimento acelerado trouxe desafios para o setor, que para atender a novas demandas e consumidores com perfis totalmente diferentes contou com a ajuda de startups que são ágeis e flexíveis para criar novas soluções. Os grandes e-commerces com DNA de grandes corporações, não são tão ágeis quanto deveriam ser, o que deu espaço para soluções das retail techs, que receberam em 2020 mais de US$ 520 milhões em investimentos e estão no radar para 2021.

Startups como a Reduza, que nasceu para aproximar o consumidor dos grandes varejistas, simplifica processos que são confusos e demorados, ajudando principalmente consumidores novos e experientes em suas suas compras online. A Reduza, que foi destaque no ranking 100 open startups recentemente na categoria New Trend, foi criada no ano de 2015, já ajudou mais de 3 milhões.

O usuário que perdia até 4 horas em busca do menor preço, agora faz isso em menos de um minuto, como um passe de mágica. Imagine, poder comparar preços, frete e testar cupons de desconto em mais de 20 lojas para aquela geladeira ou tv, em menos de um minuto?

Esse tipo de facilidade que deixa o processo mais claro, transparente e rápido aproxima os consumidores que ficam perdidos em meio a tanta informação e medo ao comprar online. Assim como o Uber, iFood ou Nu Bank transformaram a experiência de consumo em seus respectivos mercados.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>