Fundação Dom Cabral e Instituto Phi selecionam 13 OSCs para o Programa Social BASIS, com apoio do Movimento Bem Maior

março 23, 2021

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking 2020 do jornal britânico Financial Times, inicia, no dia 23 de março, uma nova turma do Programa BASIS, com apoio do Movimento Bem Maior. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Phi que, através de um trabalho de curadoria, selecionou 13 pequenas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de São Paulo para participar do programa, tendo como principal critério o potencial para escalar o impacto social.


O BASIS é constituído por uma trilha de capacitação que tem como objetivo desenvolver pequenas organizações sociais que fazem a diferença em suas comunidades. A formação aborda temas como Estratégia, Governança, Pessoas, Processos, Finanças, Mobilização de Recursos e Comunicação. O programa será 100% on-line. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva participa da abertura do Programa e contará a sua experiência, desafios e identificação de oportunidades em relação a causa que escolheu, ou seja, o desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza.

Foram escolhidas para participar do programa BASIS as seguintes organizações: Associação Capão Cidadão, Casa do Todos, Projeto Sonhar, Libertários do Capão, Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento – OLHE, Estou Refugiado, Associação Desportiva Facex – ADF, Rede de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional – RAESP, Associação FAZ, Instituto Usina dos Atos, Afago-SP, Responsa e Nosso Olhar

Segundo Nádia Rampi, responsável pelo Centro Social Cardeal Dom Serafim, da FDC, a iniciativa busca desenvolver os fundamentos de governança e gestão necessários para que as pequenas organizações sociais obtenham melhores resultados e sustentabilidade de suas operações. "O programa une os gestores das organizações sociais aos patrocinadores das empresas, institutos e fundações. A FDC contribui, também, com sua equipe de professores para apoiar o desenvolvimento destas iniciativas de impacto social", afirma.

“Proporcionar capacitação para que as organizações sociais sejam cada dia mais aptas a trabalharem com mais eficiência pela nossa sociedade é um investimento que gera retorno exponencial e que impacta muitas comunidades e lideranças locais . Assim , profissionalizamos cada vez mais o setor e propiciamos resultados importantes para problemas complexos com soluções locais”, declara Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior.

Sobre a Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil.

Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de

desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

Em 2020, a escola executiva lançou o Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, gestores de organizações sociais e as próprias organizações sociais, por meio do desenvolvimento e capacitação.

Sobre o Movimento Bem Maior

Fundado em 2019 pelos empresários Elie Horn, Rubens Menin, Eugênio Mattar e demais empresários, o Movimento Bem Maior é uma organização social apartidária e sem fins lucrativos que atua em todo o país identificando, conectando e viabilizando importantes iniciativas de impacto social com um único objetivo: fortalecer a filantropia no Brasil.

Acreditamos no trabalho em transformação sistêmica e na articulação do terceiro setor como meios efetivos para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Mais informações: www.MovimentoBemMaior.org.br / LinkedIn @Movimento Bem Maior

Sobre o Instituto Phi

O Instituto Phi tem como missão influenciar indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e assessorá-los nesse processo, disponibilizando os recursos de forma eficiente, com foco nos resultados, para iniciativas de transformação social. Queremos aproximar realidades de forma coerente, construtiva e ética.

Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, o Instituto Phi já apoiou, desde sua fundação, em 2014, 862 projetos sociais, todos avaliados com base em solidez, transparência, potencial de impacto e qualidade de gestão. Foram destinados aos projetos aproximadamente R$ 100 milhões doados por 139 investidores, impactando a vida de mais de 1,37 milhão de brasileiros em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>