Nesta semana, o Cinema #EmCasaComSesc tem a estreia exclusiva do documentário “Minha Fortaleza, Os Filhos de Fulano”, de Tatiana Lohmann

março 23, 2021

A plataforma também inclui em seu catálogo dois novos filmes, sendo o documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim, e “Conto de Verão” em homenagem ao centenário do cineasta francês Éric Rohmer


Os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma do Sesc Digital em:

sescsp.org.br/cinemaemcasa

Nesta quinta-feira, 25 de março, a plataforma do Sesc Digital recebe no Cinema #EmCasaComSesc dois documentários que exploram o universo de jovens em diferentes cenários. “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim, mergulha na vida de adolescentes de diferentes escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, e busca, por meio de depoimentos e observação, entender os anseios e comportamentos desses estudantes. Vencedor de três categorias (Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme Júri Popular e Melhor Música) do Festival de Gramado de 2006, o longa marca a carreira do diretor, que criou o hábito de se embrenhar pelo mundo da educação em seus filmes.

Já em “Minha Fortaleza, Os Filhos de Fulano”, de Tatiana Lohman, traz a realidade de três famílias marcadas pela ausência do pai na Vila Flávia, periferia de São Paulo. A marca das mães, negras, sozinhas, e as consequências dessa falta na vida de seus filhos, jovens que apresentam os diferentes pontos de vista de gratidão e sofrimento dessas e por essas mulheres que tanto lutaram para criá-los, que traduz a realidade de tantas outras famílias no país. O filme foi um dos destaque da programação do Festival do Rio 2019 e tem estreia exclusiva na plataforma do Sesc Digital.

Também no dia 25, chega na plataforma o terceiro longa em homenagem aos 100 anos de Eric Rohmer e 60 do movimento Nouvelle Vague, que o diretor foi pioneiro. Em “Contos de Verão”, filme que traduz a reflexão do diretor sobre jogos amorosos, a história de Gaspar e os dramas de suas escolhas. O filme se aprofunda na efemeridade dos sentimentos e afetos.

Na plataforma de streaming do Sesc Digital ainda seguem disponíveis a Mostra Curta em Francês (sescsp.org.br/curtaemfrances), até 15 de abril, numa parceria da Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI) com o Sesc São Paulo; Mostra Futuros Presentes - Cinemas Europeus (sescsp.org.br/futurospresentes), uma parceria do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo, que visa fortalecer a colaboração entre instituições europeias e intensificar a cooperação e o diálogo com as realidades culturais locais nos países nos quais atua. Os filmes da mostra ficam disponíveis até dia 1º de abril; e a 9ª Mostra Tiradentes | SP, uma parceria entre Universo Produção e Sesc São Paulo, no ar até a próxima quarta-feira, 24 de março (sescsp.org.br/mostratiradentes).

PROGRAMAÇÃO CINEMA #EmCasaComSesc - 25 de março

Conto de Verão

Dir.: Éric Rohmer | França, EUA | 1996 | 113 min | 12 anos

Elenco: Melvil Poupaud, Amanda Langlet, Gwenaële Simon

Sinopse: Conto de Verão é um filme sobre a efemeridade dos sentimentos, sobre a relatividade dos afetos. Acuado pela necessidade de fazer uma escolha, Gaspar aprende que os dramas mais complicados podem ser tão fugazes quanto um dia de sol na praia - aliás, cenário ideal e recorrente para a reflexão de Rohmer sobre os jogos amorosos.


MINHA FORTALEZA, OS FILHOS DE FULANO

Dir.: Tatiana Lohmann | Brasil | 2020 | 84 min | Documentário | 14 anos
Sinopse: ?Vila Flávia, periferia de São Paulo. Os muros grafitados imprimem um ícone soberano, a mãe negra protegendo os filhos. Três famílias marcadas pela ausência do pai: Nêgo leva tatuado no peito o retrato de dona Edith. Fernando tatuou a Virgem Maria nas costas em homenagem à mãe, dona Vera. Barão cumpre pena há oito anos e amarga a dor de fazer sofrer dona Fátima. Em lares sem pai, na favela esquecida pelo Estado, a mãe solitária adquire aura de santa guerreira.?


PRO DIA NASCER FELIZ

Dir.: João Jardim | Brasil | 2005 | 89 min | Documentário | Livre
Sinopse: Definido pelo próprio diretor como “um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas”, PRO DIA NASCER FELIZ flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunos e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com sequências de observação do ambiente das escolas – meio, por sinal, bem pouco frequentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos “difíceis”) e momentos de relativa intimidade pessoal.

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições – inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté –, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil, Tecido Solidário, Teatro, Música, Dança, Cinema, Esporte, Crianças, Ideias, SescTV, Selo Sesc, Edições Sesc São Paulo, Youtube Sesc São Paulo, Instagram Sesc Ao Vivo, Portal Sesc SP.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: www.sescsp.org.br/sescdigital

 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>