Especialista esclarece sobre vacina da Covid-19 e procedimentos estéticos

abril 19, 2021

Com o início do programa de imunização da Covid-19, foi levantada a questão sobre possíveis reações da vacina em pacientes que fizeram preenchimentos com ácido hialurônico. Isso porque foram relatados dois casos de um efeito adverso entre mais de 30 mil voluntários que tomaram a vacina da Moderna (mais informações sobre o estudo podem ser encontradas nesse artigo: Efficacy and Safety of the mRNA-1273 SARS-CoV-2 Vaccine | NEJM). Essa reação é conhecida como edema tardio intermitente persistente (ETIP) e nada mais é que uma resposta local caracterizada por inchaço onde foi aplicado o preenchimento. Apesar de ser uma possibilidade real, é importante ressaltar que é muito raro e, quando acontece, o ETIP é facilmente controlado com o uso de uma enzima que dissolve o ácido hialurônico, a hialuronidase.


Não podemos esquecer também que toda e qualquer vacina pode gerar reações adversas, tendo em vista que é um material viral injetado no corpo para trazer a imunidade”, explica o CEO da Academia da Pele, uma startup criada para revolucionar e democratizar o processo de autocuidado, Dr. Eduardo Kanashiro. 

Para tranquilizar a população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) soltou uma nota oficial reforçando as chances mínimas dessa reação e ressaltando que não é nada novo ou fora do que descreviam estudos feitos em 2017 nos quais o edema poderia ser devido não só a vacinas em geral, mas também a processos inflamatórios das vias aéreas, periodontais, entre outros.

“É fundamental esclarecer que não há motivos para pacientes que fazem uso de ácido hialurônico evitarem a vacina. A probabilidade de reações é muito baixa e, mesmo quando ocorrem, geralmente são leves e rapidamente controladas. A imunização é essencial para controlar a pandemia e vale lembrar que vacinas sempre podem dar reações adversas, independente de procedimentos estéticos. Diante de qualquer sintoma, um médico deve ser procurado imediatamente”, completa Dr. Eduardo.

Sobre a Academia da Pele
Primeira healthtech brasileira criada para democratizar o autocuidado e trazer soluções no mercado de estética e saúde da beleza. Fundada pelo Cirurgião Plástico, Dr. Eduardo Kanashiro, tem sete unidades em São Paulo e está em constante expansão. O aplicativo está disponível para Android e iOs. 


Sobre o CEO Dr. Eduardo Kanashiro

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS), com residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Cirurgia Crânio Maxilo Facial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). 

Além da Academia da Pele, o Dr. Eduardo também é fundador da Clínica Due e foi Investidor Anjo e board advisor da MedRoom, startup brasileira focada no desenvolvimento de aplicações para treinamento em saúde com realidade virtual, vencedora do BIG Starter 2017 com o melhor jogo de educação e finalistas no Serious Games Showcase & Challenge 2017, vendida recentemente para o Grupo Anima.
O médico também pertence à associação de investidores anjo BR Angels, formada por mais de 100 CEOs e empreendedores de grande relevância nacional e internacional.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>