Rinoplastia pode ser perigosa? Dr. Guilherme Scheibel responde às principais dúvidas sobre o procedimento

abril 14, 2021

(Dr.Guilherme_ Crédito: Rafael Felssne)

A rinoplastia está entre as dez categorias de cirurgia plástica mais realizadas no Brasil de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O formato, as proporções e a estrutura do nariz têm papel importante na harmonia do rosto, na auto estima do paciente e também na saúde nasal. É em busca desta simetria e de melhor qualidade de vida, que homens e mulheres recorrem à rinoplastia. Em 2020, o país que mais realizou cirurgias plásticas foi o Brasil, desbancando os Estados Unidos e diversos países da Europa, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Conversamos com o Dr. Guilherme Scheibel, otorrinolaringologista que trabalha exclusivamente com rinoplastia, que respondeu as cinco principais dúvidas sobre o assunto:

1-Dr. Guilherme, a rinoplastia é um procedimento perigoso?

Dr. Guilherme Scheibel: A rinoplastia é uma cirurgia que está longe de ser simples (de fato é a cirurgia plástica mais complexa que existe) e há muita tecnologia envolvida. Busque sempre um cirurgião experiente, com um bom senso estético e que te passe segurança e confiança.

2 – Quais são os principais benefícios da rinoplastia? 

Dr. Guilherme Scheibel: A rinoplastia pode ajudar a aumentar a autoestima e aliviar problemas respiratórios, tudo no mesmo procedimento. Alterações nasais, como a obstrução, podem causar roncos e ainda estarem associadas a doenças como rinite e sinusite.

Uma intervenção cirúrgica relativamente simples, como a correção de desvio de septo, pode influenciar a função de respirar e melhorar até o desempenho em práticas esportivas, que requerem um bom condicionamento físico. 

Com a rinoplastia, a pessoa só tem a ganhar em qualidade de vida. 

É importante lembrar que em técnicas antigas se fazia e remoção em excesso das cartilagens do nariz, que, em vez de melhorar a respiração, piorava. Hoje evitamos e corrigimos estes problemas com a estruturação adequada do nariz

3- O resultado fica artificial? Dura para sempre, Dr.Guilherme? 

Dr. Guilherme Scheibel: Mito e verdade dependendo da técnica utilizada. Caso sejam feitas ressecções excessivas, o nariz retrai e colapsa, não somente deixando-o artificial, mas também o estigmatizando. Em estruturações mais simples, o cirurgião sabe que normalmente a ponta se movimenta para baixo com o tempo, então a coloca em uma posição mais alta e projetada. O problema é que normalmente a ponta tem uma posição exata em que deixa o nariz bonito, e dificilmente será a posição onde ela irá se consolidar nesta técnica de estruturação mais simples. O que vemos nestes casos são narizes que acabaram não caindo muito e ficaram empinados demais e com as narinas aparentes ou então cederam demais e voltaram a ficar com a ponta caída. Já em estruturações com técnicas mais modernas, escolhemos exatamente a posição que queremos para a ponta, deixando-o com o formato ideal ao final da cirurgia e com poucas chances da ponta cair com o tempo. A técnica que utilizo é composta de diversos enxertos e fixações firmes, para que eles não se movimentem com o tempo.

4- Como saber se é o momento certo de fazer uma rinoplastia? 

Dr. Guilherme Scheibel: A decisão de fazer a rinoplastia, ou qualquer cirurgia plástica, precisa ser pensada com cautela e deve ser tomada após muita pesquisa e informação. Para mim, o momento adequado deve considerar esses três fatores principais: O melhor momento é quando a pessoa tem motivações adequadas para o procedimento, está preparada para a mudança e encontrou um profissional em que tenha segurança. 

5- Dr.Guilherme, é possível ficar com o nariz igual de uma celebridade?

Dr. Guilherme Scheibel: Essa é uma pergunta que eu recebo muito pelas redes sociais. Dificilmente, pois face e nariz são únicos. Os narizes diferem em formato, altura de início próximo aos olhos, término próximo ao lábio, largura, espessura de pele e outra infinidade de parâmetros, além de terem que estar em harmonia com a face. Salvo os casos em que estes parâmetros sejam muito similares, o que é extremamente raro, os narizes invariavelmente vão ficar diferentes. Até mesmo em gêmeos os resultados podem diferir, pois existe também a variável de como as estruturas estão internamente e do que o cirurgião executou de técnica. Brinco que rinoplastia não é receita de bolo e o fato é que cada nariz é único e deve ser operado da mesma maneira, com exclusividade. 

Dr. Guilherme vem conquistando o Brasil e também pacientes internacionais, como da América do Norte e Europa, por exemplo. Ele tem mais de meio milhões de seguidores apenas no Instagram - instagram.com/rinoplastiascheibel – e também é destaque no Facebook, no TikTok e no Telegram. Ele é palestrante internacional em rinoplastia, graduado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, possui Residência Médica em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela Santa Casa de Curitiba (PUC-PR) e Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, é fundador do Virtual Fellow, programa internacional de ensino em rinoplastia para otorrinos e cirurgiões plásticos de todo mundo. Esse é o primeiro Fellow à distância que possibilita que os profissionais de medicina assistam técnicas avançadas de rinoplastia.



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>