CCBB Educativo realiza Visitas Mediadas Presenciais e Visitas On-line para Escolas e Instituições

maio 10, 2021

Durante o mês de maio, as visitas exploram a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, a arte concreta brasileira, além da vida e obra do artista


Você sabe quem foi Ivan Serpa? Para descobrir mais sobre a vida e obra deste artista carioca, o programa CCBB Educativo realiza as Visitas Mediadas Presenciais no CCBB SP, com o tema ‘Quantos artistas coexistem em um só?’. Os educadores Ana Luísa Nunes, Giovanni Fernandes e Valéria Chagas promovem conversas mediadas sobre a multiplicidade e experimentação da arte na exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto. Durante os encontros serão exploradas as múltiplas técnicas investigadas por ele entre os anos 50 e 70, período em que se manteve em constante transformação e experimentação. Essas visitas mediadas acontecem aos domingos, 2ª-feiras, 4ª-feiras e 6ª-feiras, às 12h e às 16h30 e às 5ª-feiras e aos sábado, às 12h. A participação é gratuita pela plataforma Zoom. Para agendar a visita, clique aqui. 

Também acontecem de 2ª-feiras a 6ª-feiras, as Visitas On-line para Escolas e Instituições, como tema ‘A influência de Ivan Serpa na arte brasileira’, que apresenta uma retrospectiva de Ivan Serpa, artista carioca que é considerado grande expoente da arte concreta brasileira. Com 200 obras, que percorrem mais de vinte anos da produção do artista, restaurador e educador, a mostra nos permite conhecer, para além do concretismo, as experimentações e pesquisas desenvolvidas por Serpa. A participação é gratuita pela plataforma Sympla, é necessário agendar a visita aqui. São atividades mediadas para grupos, que estão divididas em quatro tópicos:

 
                               (Soraia)

Educador

Artista e restaurador, Ivan Serpa foi também professor de francês e de artes. Criou a Escolinha de Artes do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um importante espaço de iniciação artística. Além de crianças, Ivan Serpa também lecionou para adultos e alguns se tornaram grandes nomes da arte brasileira. Ao olhar atentamente para o conjunto de obras presentes na exposição, o público poderá ter ideias sobre como o professor Ivan Serpa pode ter sido também inspirado por seus alunos em seu fazer artístico.

 

Vida e Obra

Ao visitar uma exposição com caráter retrospectivo, o público poderá compreender a importância da biografia de uma trajetória artística. É possível se aproximar dos caminhos tomados e dos eventos que levaram a mudanças dos percursos artísticos, percebe-se também como o contexto e momento em que o artista viveu o influenciou. A exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto apresenta trabalhos feitos ao longo de mais de 20 anos em que Serpa se dedicou à arte, mantendo-se ativo e em constante transformação até o momento de seu falecimento.

                    (Renata Meirelles)

Concretismo

O Concretismo foi um movimento artístico presente nas artes visuais e literatura. Com origem na Europa, chega ao Brasil a partir dos anos 1950, onde é incorporado às questões específicas brasileiras por uma geração de artistas. Alguns dos princípios deste movimento nas artes visuais eram a utilização de figuras geométricas e a preocupação com elementos puramente plásticos - cores e planos Alguns grupos de artistas surgiram e articularam o cenário concretista brasileiro, como o Grupo Frente, liderado por Ivan Serpa, e do qual fizeram parte Abraham Palatnik, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Décio Vieira, entre outros.

 
                 (Sidney Peterson)

Experimentações

Quem define os rumos da produção de um artista? Para além de museus e galerias, o mercado da arte envolve uma rede de conexões, sendo os artistas a parte fundamental nessa estrutura. Ivan Serpa viveu em um período distinto, em que artistas não eram representados por instituições. Assim, produziam com mais liberdade. Embora considerado um concretista, uma vez que compunha esse movimento cultural-artístico, ele era um experimentador-nato e sem dúvidas um grande influenciador para que os ideais ortodoxos da arte concreta fossem questionados. 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>