Campanha arrecada doações para distribuir cartões-alimentação em Santo André (SP)

junho 24, 2021

Campanha arrecada doações para distribuir cartões-alimentação em Santo André (SP)


A ação no município também prevê o acompanhamento social e a reinserção das famílias no mercado de trabalho

Santo André, junho de 2021 - A pandemia de Covid-19 fez com que o problema da fome se agravasse ainda mais no Brasil. Hoje, mais de 125 milhões de brasileiros (59,3% da população) sofrem com a insegurança alimentar. Com uma população estimada em 721.368 habitantes, Santo André (SP) abriga 24.882 pessoas que vivem na extrema pobreza, 4,28% mais do que em 2019. 

Diante do agravamento da crise econômica, social e sanitária no país, a Associação Locomotiva, que atua há mais de 10 anos na região, promovendo inclusão social por meio da música, se uniu à LS Nogueira - agência que faz a ponte entre o projeto e empresas que queiram apoiar -, em uma ação voltada para amenizar os efeitos sociais dessa crise.

O projeto ‘Fome Não Espera’, vai selecionar 300 famílias, cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Santo André, que estão em situação de insegurança alimentar ou em condição nutricional inadequada, para receber, durante 12 meses, cartões-alimentação, com valores que podem variar entre R$300,00 e R$500,00.

A escolha das famílias beneficiadas levará em conta condições de vulnerabilidade social, como desemprego e insegurança alimentar, e tamanho da família. Cada unidade do CRAS selecionará em seus cadastros, famílias que tenham crianças e adolescentes, e que estejam em situações mais graves de extrema pobreza, e de outras vulnerabilidades, como habitação precária, moradia em zona de risco, falta de saneamento básico, entre outras mazelas sociais.

“Por mais que o Locomotiva esteja diretamente associado à formação de orquestra e cultura/música, a entidade decidiu estender o braço às famílias mais necessitadas da cidade tendo em vista o contexto atual”, explica Matheus Schuindt, coordenador de projetos do Locomotiva.

“Nesse momento em que muitas famílias precisam do mínimo necessário para sobreviver, que é a alimentação, nós da LS Nogueira, nos sentimos no dever de usar toda nossa experiência em incentivos fiscais para ajudar. Esperamos com esse projeto, sensibilizar empresários e cidadãos, a apoiar essa grande causa, para que a iniciativa alcance seu objetivo de ajudar essas famílias nesse momento tão delicado”, afirma Flávio Nogueira, diretor da LS Nogueira.

Sem os gastos com compra direta de alimentos, estocagem e distribuição, a campanha Fome Não Espera visa atender mais famílias, garantindo acesso à alimentação básica a longo prazo. A entrega dos primeiros cartões terá início, após as empresas aportarem recursos no FUMCAD, e a Prefeitura de Santo André liberar os recursos ao Locomotiva.

Reinserção no mercado de trabalho

Um dos objetivos do projeto é a união pública e privada, para promover a inserção dos beneficiados no mercado de trabalho, de maneira ágil e efetiva, por meio da conexão com frentes de treinamento e emprego. Quando um membro da família conseguir a recolocação profissional, e retomar sua autonomia financeira, o benefício será pausado e outra família passa a recebê-lo. 

Orientação nutricional 

Por meio de oficinas, que serão realizadas em instituições locais, por profissionais de nutrição, as famílias receberão orientação sobre os benefícios da alimentação sustentável e saudável, além de aprenderem a elaborar receitas de baixo custo, utilizando legumes, frutas e verduras.

Os temas das oficinas são:

• Cozinha Saudável – Elaboração de receitas, degustações e orientações nutricionais. Público-alvo: adultos das famílias cadastradas;

• Sabores da Alimentação Saudável –Elaboração de receitas de fácil preparo, degustações e orientações nutricionais. Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos, e adolescentes de 12 a 15 anos;

• Circuito da Alimentação Saudável – o objetivo é através da atividade lúdica, aperfeiçoar a compreensão de crianças e adolescentes sobre a alimentação saudável e sua importância na prevenção de doenças. Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos, e adolescentes de 12 a 15 anos.

Na etapa final, será aplicado um questionário para avaliar as mudanças nos hábitos alimentares de crianças e adolescentes, e aumento quantitativo e qualitativo das refeições das famílias.

Como Ajudar

As doações podem ser feitas através da Lei de Incentivo da Criança e do Adolescente, e permite que, a Pessoa Jurídica que tributa lucro real, possa destinar 1% do Imposto de Renda, e a Pessoa Física possa destinar 3%, até a entrega da declaração ou 6% dentro do período determinado.

Acesse Fome não Espera e saiba mais sobre o projeto!

Sobre a LS Nogueira

Agência pioneira em prestação de serviços para empresas que queiram utilizar os incentivos fiscais, trabalha em parceria com empresas e pessoas empreendedoras, conscientes da importância da Responsabilidade Social, por meio das Leis de Incentivo. Na busca por projetos sérios e de extrema relevância para a sociedade, adota projetos com impacto social como uma das premissas de sua atuação. www.lsnogueira.com.br

Sobre a Associação Locomotiva

A instituição é uma organização sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música no contra turno escolar, crianças e adolescentes preponderantemente da Região do Parque João Ramalho em Santo André e circunvizinhança, local considerado de alta vulnerabilidade social. Seu projeto tem como missão inserir sócio e culturalmente crianças e adolescentes, por meio da capacitação musical, despertando assim talentos e transformando realidades. https://projetolocomotiva.com.br/
 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>