Cinco atitudes para alcançar a longevidade

junho 25, 2021

Profissional dá dicas de como envelhecer com saúde e qualidade de vida



Os dados comprovam que a expectativa de vida da população mundial aumenta a cada ano. No Brasil, pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística), mostram que a esperança de vida da população cresceu 31,1 anos, de 1940 para cá.

Segundo o médico, especializado em medicina integrativa, Dr. Carlos Reginato, enquanto as pesquisas indicam o aumento de tempo de vida das pessoas, a ciência comprova que determinados hábitos, tratamentos e mudanças, são fundamentais para que essa longevidade seja acompanhada de saúde e bem estar, afinal: “melhor do que viver mais é viver feliz, sentir- se bem, podendo extrair o melhor que o seu corpo pode oferecer, durante todos os anos de sua vida”, ressalta o especialista. 

Em seus consultórios, localizados nos bairros do Pacaembu e Vila Nova Conceição, na capital paulista, são frequentes temas como: medicina preventiva, reeducação alimentar, uso de suplementos e vitaminas, tratamento para insônia, controle da ansiedade e estresse, combate de doenças autoimunes, entre outros. O profissional explica que é preciso tratar o paciente como um todo, de forma ampla e profunda, estabilizando os três pilares fundamentais: corpo, mente e energia e, para isso, ensina cinco atitudes necessárias para se alcanças a longevidade, são elas:

1.Hemostase metabólica ( equilíbrio corporal) 
Alcançar o equilíbrio perfeito do metabolismo (o responsável pelo funcionamento corporal). E como conquistar este equílibrio? Oferecendo elementos ortomoleculares como hormônios, vitaminas e minerais, que estejam em falta. Estas são as "pecinhas" que formam nosso corpo.  
Para se ter a referência correta de quais são estes elementos, não basta realizar exames laboratorias. É fundamental uma avaliação médica e tratamento focado, na necessidade de cada indivíduo. 

2. Controle do estresse e ansiedade
Vivemos uma época de muita exigência mental e o estresse tem sido um dos grandes males da humanidade. Já a ansiedade, é uma consequência do estresse não tratado. O excesso de exigências pessoais, compromissos, auto cobrança, acúmulo de tarefas, entre outros fatores, podem gerar estresse que, ao longo do tempo, se transforma em ansiedade, ou seja o desejo descontrolado de realizar algo antes do tempo.
Esses dois elementos da mente humana enviam mensagens ao corpo a todo momento, exigindo muita energia, foco, agilidade, destreza e determinação. Essas mensagem desencadeiam inúmeras reações, como: liberação de hormônios, alteração da frequência cardíaca, pulmonar e arterial, que favorecem o surgimento de doenças e dificultam o processo da longevidade.

3. Hidratação
Se tem um tema muito importante, que eu observo ao longo de toda minha experiência profissional, em meus pacientes, amigos e familiares, é a pouca pratica da hidratação perfeita. Às vezes tomam um copo ou outro de água, mas raramente ingerem de dois a três litros, o que é o indicado ao longo do dia. 
Beber água é fundamental para o bom desempenho corpo. É com este líquido que o organismo produz as principais funções, como: quebra de gorduras (emagrecimento), desintoxicações naturais, digestão, melhora das articulações, da pele, do intestino e muito mais. Sem o consumo ideal de água, fica totalmente impossível ter longevidade e saúde perfeita!

4. Desintoxicação
toxina é um lixo no organismo. Tendo em vista que o corpo humano produz elementos tóxicos naturalmente todos os dias, a todo momento, há um acúmulo, muito além do que é capaz de suportar. Retirar estas toxinas do organismo é de extrema necessidade, por isso é preciso uma ‘ajuda extra’. Há processos de desintoxicação natural, através da ingestão suficiente de água e nutrientes específicos, como a clorella (uma espécie de alga verde) e couve orgânica. Um corpo repleto de impurezas não consegue funcionar corretamente, o oposto do que é necessário para se ter longevidade e saúde.

5. Contato com o divino / sagrado
A medicina e as ciências, cada vez mais, procuram entender os chamados ‘milagres da fé’, uma conexão com o que ainda não conseguimos definir, tendo como base o conhecimento atual. O que já se tem, são comprovações práticas de pessoas que conseguiram curas ou melhoras significativas, associando a fé aos seus tratamentos. Alguns experimentos também comprovam alterações fisiológicas como, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, no exercício da fé. Algumas leituras cerebrais, feitas pelo eletroencefalograma, mostram algumas diferenças durante o exercício da fé. Particularmente, como médico e ser humano que sou, logo na primeira consulta abordo com meus pacientes a importância deste tema. Lembrando que fé pode acorrer com ou sem religião (livre de dógmas). 

Para finalizar, Dr. Carlos Reginato ressalta que não tem nada mais longevo que a história possa nos mostrar, do que a própria fé.
Dr. Carlos Roberto Reginato é médico formado pela UNIFOA, pós-graduado em Nutrologia, Nutriendocrinologia, Biofísica Quântica e Biorressonância Aplicada à Saúde. 
Também tem formação em PNL – programação Neurolinguística.
Natural de Santos, litoral paulista, herdou do pai, médico, a vocação e amor pela profissão. 
Ainda criança, aproveitava os finais de semana e feriados para “passear” nos hospitais onde o pai fazia os
plantões.
Foi na medicina integrativa que encontrou as ferramentas necessárias para cuidar de cada pessoa, de forma ampla e profunda, estabilizando os três pilares fundamentais: corpo, mente e energia.
Muitas pessoas somatizam problemas psíquicos, fragilizando o físico e assim, ficando mais propícios
ao desencadeamento de diversas doenças.
A cada atendimento, Dr. Carlos estuda profundamente o histórico do paciente, para identificar a origem do problema, cuidando em paralelo da saúde corporal e emocional. 
Através da homeostase metabólica (equilíbrio do corpo), traça um plano de tratamento mais assertivo, visando a prevenção de patologias, melhora na qualidade de vida, longevidade saudável, além do bem-estar pleno do
paciente.
Em seus consultórios, localizados nos bairros do Pacaembu e Vila Nova Conceição, na capital
paulista, são frequentes temas como: medicina preventiva, envelhecimento saudável, reeducação
alimentar, emagrecimento e manutenção do peso, uso de suplementos e vitaminas, tratamento de
insônia, controle da ansiedade e estresse, combate de doenças autoimunes, estética corporal e
facial, entre outros.
Na medicina ortomolecular encontra ferramentas além das tradicionais, com o objetivo de potencializar os resultados. Também se destaca no estudo da epigenética, campo da biologia que
analisa o DNA do indivíduo, para identificar possíveis modificações nas atividades dos genes, com a
finalidade da prevenção de doenças.
Sempre em busca do conhecimento, Dr. Carlos Reginato é um estudioso incansável, que soma em
seu currículo cursos de: Fitoterapia, Ozônioterapia, Suplementação do Sedentário ao Atleta,
Metabologia do Esporte, Biorressonância Aplicada, Metodologia de Treinos Otimizando Resultados
e SST. Participante dos principais Congressos Nacionais: Prática Ortomolecular, Brasileiro de
Nutrologia, Saúde e Terapia Quântica, Simpósio Internacional de Obesidade e Síndrome Metabólica.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>