Confira cinco dicas para produzir conteúdo relevante e se posicionar de forma autêntica nas mídias sociais

julho 26, 2021

Pessoas estão mais interessadas em quantidade do que qualidade? Descubra como se destacar com assuntos expressivos e notáveis

Um conteúdo de qualidade produzido de forma autêntica é, sem dúvida, essencial para quem quer conquistar posicionamento em redes sociais. Mas, mais do que isto, é preciso moderar, também, com um perfil ativo e que se faça presente. O efeito contrário, ou desequilibrado, pode provocar o afastamento das pessoas, que ora não identificam no seguidor alguém relevante ou, pior, veem nele alguém que só quer aparecer a todo custo, sem material que o gabarite para tal.

Criar conteúdo relevante e ter a opinião levada a sério não é uma tarefa fácil e é preciso seguir alguns passos para ter conexão e um relacionamento duradouro através de resenhas autênticas, ações e posts. Para ajudar a entender e como seguir por esse caminho, Joel Amorim, diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a pessoas reais com o intuito de impulsionar campanhas com o uso de consumidores de verdade e com alto engajamento, enumerou algumas dicas que considera essenciais para uma boa relação com o público.

  1. Seja engajado

Torne-se olhos e ouvidos das notícias que envolvem o segmento pelo qual está engajado, seja ele focado em games, alimentação, beleza, maternidade, turismo e etc. Isso mostra que você está realmente por dentro do tema e tem, de fato, algo a agregar. Opiniões são importantes, mas precisam estar bem fundamentadas em conteúdo, então, dados de mercado podem endossá-las e ser um ponto a favor. Seja claro, não ofenda ninguém, não xingue e tenha uma linha de pensamento, na hora de expressar a opinião, que tenha um começo, meio e fim.

  1. Seja Honesto

Se a opinião que for dar tem a ver com um produto ou serviço, seja honesto quanto a sua experiência. É possível perceber quando a pessoa está mentindo ou não sendo tão natural. Lembre-se: o marketing boca-a-boca só funciona quando se é sincero, então, sinta a liberdade de se expressar e exprimir o que sentiu ao utilizar. O que vale é que a sua crítica seja construtiva e não ofensiva. Se não gostou, quais foram as razões? Isso tem que ser explicado, pois, nem tudo que funciona para um, vai funcionar para o outro e o que irá nortear uma decisão são essas ponderações.

  1. Seja transparente

Tentar ser uma pessoa na rede social e, por trás, ser outra, não funciona na prática. Ao menor deslize, o público perceberá e a consequência tende ser muito dura, com queda de engajamento e até perda de seguidores. A cultura do cancelamento, muito atual nos dias de hoje, é prova que não é sempre que o público releva falhas. Vale apostar, portanto, na transparência (e até honestidade, novamente) de ser quem se é realmente. É assim, permitindo que defeitos e qualidades coexistem, que se vai construindo a confiança necessária para se tornar uma referência para as pessoas à sua volta.

  1. Seja legal e empático

Não há como saber de tudo e sobre todos, mas há algo que podemos ser a todo instante: empáticos e educados. Já é regra: não faça comentários depreciativos ou inapropriados sobre assuntos que envolvam o corpo físico e aspectos emocionais ou cognitivos de outra pessoa. Na hora de opinar, independentemente do assunto, não faça por ataque a uma terceira pessoa e sim para dar luz a outro ponto de vista. Busque se colocar no lugar do colega e evite fazer juízo de valor. Cada um sabe sobre si e não cabe a ninguém julgar. 

  1. Seja criativo

É difícil se destacar no meio de tanto conteúdo, mas criatividade abre, sem dúvidas, muitas portas. Se for para escrever, produza um material claro e gostoso de ler, sem erros de gramática; já se for tirar fotos, aposte na qualidade. Recursos dos stories, como enquetes, perguntas, testes, localização e menções a pessoas e empresas ajudam a se posicionar melhor. Responda sempre os seguidores e faça comentários relevantes. E lembre-se, tudo o que for produzido tem que estar conectado com o que se propõe e o que, de fato, se sabe. Não invente ou crie conteúdo que não seja embasado em verdade ou na ciência.

 SOBRE A THE INSIDERS

Com nove anos de mercado, a The Insiders é uma empresa que conecta marcas a pessoas reais com o objetivo de impulsionar campanhas publicitárias com o uso de consumidores reais com alto engajamento. Com uma base de mais de três milhões de pessoas cadastradas, a empresa seleciona os participantes da campanha alinhados ao perfil desenhado pelos clientes e envia um kit com os produtos a serem testados e divulgados de forma totalmente autoral em suas redes sociais.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

@persephonevanessamaria

Subscribe