CINEASTAS DO REAL 3 ESTREIA EM AGOSTO NO CANAL BRASIL

agosto 03, 2021

Amir Labaki entrevista 13 Documentaristas Brasileiros


 
Walter Salles, Antonio Carlos da Fontoura, Joel Zito Araújo e Sandra Kogut abrem a terceira temporada do programa


Criada, apresentada e dirigida por Amir Labaki, a terceira temporada da série Cineastas do Real, estreia no Canal Brasil na quarta-feira, dia 4 de agosto, às 19h30. O programa conta com treze entrevistas inéditas e exclusivas com destacados documentaristas brasileiros. No primeiro mês, os entrevistados são Walter Salles (Socorro Nobre), Antonio Carlos da Fontoura (Ver Ouvir), Joel Zito Araújo (A Negação do Brasil) e Sandra Kogut (Passaporte Húngaro).

“A pandemia adiou a temporada e nos forçou a gravar remotamente”, explica Amir Labaki, também diretor-fundador do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. “Perdi o privilégio do convívio pessoal, mas a série nada perdeu em foco, sintonia e concentração”. Continua Labaki: “Renovo minha gratidão ao Canal Brasil, que não só renovou a parceria como tampouco pestanejou em apostar num novo formato diante das restrições sanitárias”.

“A nova temporada de “Cineastas do Real” é mais um importante capítulo da longa e bem-sucedida parceria entre o Canal Brasil, Amir Labaki e o É Tudo Verdade. Para além da curadoria e da apresentação dos filmes da faixa É Tudo Verdade, com o programa, o Amir traz um olhar crítico, de especialista, sobre a carreira dos maiores realizadores de documentários no Brasil – gênero que, nos últimos anos, vem vivendo uma fase muito fértil, de muitas premiações em festivais mundo afora. Com o “Cineastas do Real”, a gente consegue conhecer, com leveza e profundidade, a história de cada realizador, o que acaba criando registros fundamentais. Os episódios são muito interessantes para que se entenda a maneira, o olhar de cada realizador, e como isso é transformado em filme, além da história da produção e da realização de documentários no Brasil”, reflete André Saddy, diretor geral do Canal Brasil.  

A terceira temporada será aberta por uma entrevista com Walter Salles, diretor de documentários como “Socorro Nobre” (1995) e “Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang” (2014). Em 11 de agosto, será a vez da conversa com Antonio Carlos da Fontoura, realizador de clássicos como “Heitor dos Prazeres” (1966) e “Ver Ouvir” (1966). Vencedor do É Tudo Verdade em 2001 com “A Negação do Brasil”, Joel Zito Araújo é o entrevistado de 18 de agosto. A cineasta Sandra Kogut, de “Parabolic People” (1991) e “Um Passaporte Húngaro” (2001), discute sua obra com Labaki em 25 de agosto.  

A terceira temporada de Cineastas do Real fica no ar com episódios inéditos até 27 de outubro. Serão apresentadas entrevistas com Sérgio Tréfaut, Ricardo Calil, Gregório Bacic, Silvio Da-Rin, Daniel Santiago, Ana Carolina, Cristiano Burlan, Walter Carvalho e Sérgio Oksman. 

Em sua temporada inaugural, em 2015, Cineastas do Real exibiu entrevistas exclusivas com Vladimir Carvalho, Helena Solberg, Arnaldo Jabor, Eduardo Escorel, Silvio Tendler, João Batista de Andrade, Jorge Bodanzky, Sylvio Back, Aurélio Michiles, Roberto Berliner, Carlos Adriano, Carlos Nader e João Moreira Salles. Em 2018, a segunda temporada trouxe conversas com Jorge Furtado, Zelito Viana, Cao Guimarães, Lúcia Murat, Joel Pizzini, José Joffily, Maria Augusta Ramos, Eryk Rocha, Kiko Goifman, Ugo Giorgetti, Hermano Penna, Sérgio Muniz e Vincent Carelli. Ambas podem ser conferidas no streaming do Canal Brasil pelos canais Globosat.

Ficha Técnica

CINEASTAS DO REAL – TERCEIRA TEMPORADA

Direção, roteiro e apresentação: Amir Labaki

Direção técnica e edição: Luis Felipe Labaki

Direção de fotografia: Frico Guimarães

Produção: Mariana Shiraiwa

Canal Brasil, a partir de 4 de agosto. No ar às quartas-feiras, às 19h30. Horário alternativo:  

quinta, às 13h30, e terça, às 07h.

 
EPISÓDIOS DE AGOSTO

 

4/8 – Walter Salles

11/8 – Antonio Carlos da Fontoura

18/8 – Joel Zito Araújo

25/8 – Sandra Kogut

 

 

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

@persephonevanessamaria

Subscribe