Linn da Quebrada reflete sobre ancestralidade com Luedji Luna e Pai Rodney no podcast Laboratório de Mundo, do Festival CoMA

agosto 27, 2021

“Você é uma extensão do ouvido dos seus ancestrais” é uma das declamações de Linn da Quebrada em uma necessária conversa sobre a relação do tempo com a ancestralidade. Com Luedji Luna Pai Rodney, a potência dessas três vozes negras ecoam - pela música e as noções de memórias - para entender a ancestralidade como um processo de solidariedade comunitária. É essa temática que compõe o quarto episódio do Laboratório de Mundo, podcast do Festival CoMA, que chega hoje, 26 de agosto, em todas as plataformas de streaming (ouça aqui)


Por meio desse contato com a ancestralidade que descobre-se quem é, quem se quer ser, e essa busca é um dos pontos que unem as histórias de Linn, Luedji e do Pai Rodney, este que logo afirma: “É a partir desse retorno para a ancestralidade que nós, pessoas negras, podemos nos fortalecer para esses enfrentamentos que temos na sociedade como um todo”. Segundo ele, é com o resgate para com as nossas memórias que preservamos nossa ancestralidade, e foi tal busca que norteou o primeiro disco da artista baiana Luedji Luna, Um Corpo no Mundo (2017). “A música é uma tecnologia que materializa essa memória ancestral, que traz essa ancestralidade para o presente, e foi a minha carreira na música que me deu um lugar no mundo”, conta Luedji, e Pai Rodney completa, “nós temos uma obrigação ancestral com a felicidade”. 

Marcando a metade da temporada, este episódio antecede uma conversa entre Linn, Teresa Cristina e Lucas Veiga sobre saúde e cultura. Outras reflexões sobre consumo e meio ambiente, cocriação e as percepções do novo mundo de trabalho também são temáticas para as seguintes quintas-feiras. 

 

Cronograma:

05/08 | “Diverso e inclusivo”, com Verônica Oliveira e Alê Garcia

12/08 | “Descolonização do afeto”, com Leandrinha Du Art e Jota Mombaça

19/08 | “Autocuidado”, com Ellen Monielle e Thiago Torres

26/08 | “Tempo e ancestralidade”, com Luedji Luna e Pai Rodney

02/09 | “Saúde e Cultura”, com Teresa Cristina e Lucas Veiga

09/09 | “Consumo consciente e o meio ambiente”, com Giovanna Nader e André Carvalhal

16/09 | “Cocriação”, com Fióti, Jaque Fernandes e Srta. Bira

23/09 | “Novo mundo de trabalho”, com Nathaly Dias e Monique Evelle

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>