Os cuidados que atletas devem ter com os cabelos

agosto 10, 2021

Dr Ademir Junior

Tricologista dá dicas que ajudam desde a praticantes de atividades físicas até atletas profissionais a cuidar dos cabelos e evitar a queda capilar

Casos especiais de quedas capilares em atletas podem ocorrer devido ao estresse corporal pelo exagero de desgaste físico. Nestes casos a queda hormonal de origem genética não é levada em consideração, apesar de ser também afetada pelo esforço excessivo. É o que explica Dr Ademir Leite Junior, médico e tricologista que há mais de vinte anos atua como especialista, pesquisador, escritor e professor nessa área, além de ser praticante de atividade física e um paciente aplicado em busca de não ficar careca.

O especialista aproveita o clima olímpico para dar outras dicas para atletas profissionais ou os praticantes de atividade física cuidarem dos cabelos e evitar a queda capilar quando tem relação com sua rotina.

Manter o sono e o descanso pós treino em dia – seja para o atleta profissional ou para aqueles que adotam atividade física recorrente e que exige mais preparo, como musculação pesada, crossfit, corrida ou triátlon, por exemplo, logo entende que a fadiga e o estresse pelo excesso de exercícios comprometem o rendimento dos treinos no dia seguinte. Mas ocorre que isso é mais profundo. A atividade física constante altera funções metabólicas, entre elas, as hormonais e isso não é, em regra, negativo, mas desequilíbrios podem desencadear perda capilar pela queda dos hormônios naqueles que têm predisposição genética.

Cuidar com os excessos – Há esportes em que o atleta é levado à exaustão para que atinja o alto rendimento e esteja entre os melhores nas competições, com os maratonistas muitas vezes acontece. O que se observa é que para estes não só os riscos de fraturas e contusões fazem parte da rotina. Os radicais livres acabam assombrando a saúde celular e, longe do senso comum, não só a aparência de pele cansada é consequência da ação dos radicais livres no organismo.

Em casos de queda capilar por conta do stress oxidativo, ações que ajustam o estilo de vida são capazes de contribuir maciçamente na reversão dos casos. Alimentação rica em agentes antioxidantes, suplementação, hábitos e atividades relaxantes, estão entre as intervenções sugeridas.

Manter uma dieta adequada – Há tempos venho estudando os benefícios da suplementação para a saúde capilar, além de, claro, para a saúde como um todo. O whey protein é um exemplo de como manter a ingesta de proteína em níveis desejáveis melhora não somente a qualidade muscular. Há estudos que exploram os benefícios deste suplemento como coadjuvante para: a saúde intestinal, controle da hipertensão arterial, controle da diabetes, auxiliar em dietas, adjuvante no tratamento do câncer, imunidade, sarcopenia, doenças hepáticas e cardíacas... Alguns dos benefícios mais conhecidos, sem dúvida, é na qualidade dos tecidos, na formação deles. Por isso, o atleta que performa exigindo muito da estrutura muscular e óssea pode se beneficiar dos suplementos para equilibrar as necessidades do organismo em geral.

Proteja os cabelos – Protetores solares para os cabelos são bons aliados para quem pratica atividade física ao ar livre, porém, o recurso de um produto tópico pode não ser suficiente, então, lançar mão de bonés como proteção impede danos comuns que vão além da radiação solar.

O uso de bonés e bandanas, inclusive as confeccionadas com componentes de proteção solar, dá margem para outro alerta: o cuidado na limpeza dos cabelos. O suor, a poeira e outros agentes poluentes, assim como os resíduos de produtos como finalizadores podem comprometer a qualidade do folículo, além disso, contribuir o surgimento de infecções capilares. Fica o alerta da importância de manter a rotina de limpeza com bons shampoos e de condicionamento com bons condicionadores e também dos bonés e bandanas usadas pelos atletas.

Cuide dos fios - Máscaras hidratantes deverão ser aplicadas semanalmente nos cabelos de quem faz exercício ao ar livre. Os silicones reparadores de pontas devem fazer parte do ritual de quem usa cabelos mais longos e que já apresentam quebrabilidade capilar.

Para finalizar, há no mercado uma série de produtos que quando aplicados nos cabelos repelem a poeira ou poluição que comumente aderem aos fios deixando-os mais fracos e sem qualidade. Além de manter a saúde dos cabelos estes produtos agem como excelentes hidratantes.

Dr. Ademir C. Leite Jr. – CRM 92.693
(11) 3864-3967 
– https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br
http://www.otricologista.com/

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>