Como harmonizar vinho com hot-dog?

setembro 09, 2021

Você sabia que em 9 de setembro é comemorado o dia do cachorro-quente? Se você é fã de hot dog, mas também é apaixonado por vinhos, não poderíamos deixar de dar algumas dicas de harmonização para a data. Por isso, conversamos com a Marina Bufarah e a Thamirys Schneider, especialistas da Wine – maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

Para quem prefere as receitas mais tradicionais, a inspiração é um cachorro-quente que remete à infância, com molho de tomate, salsicha e batata-palha. Sabe os eventos de quermesse, com a barraquinha de cachorro-quente? Para combinar com um deste, a dica é um vinho sangiovese! A acidez do molho de tomate pede um vinho de igual estrutura e o San Cetteo Sangiovese 2020, por exemplo, traz todo o frescor e corpo para essa combinação. 

Mas se você é daqueles que gosta de inovar, que tal substituir a salsicha por uma linguiça defumada? Um cachorro quente de linguiça fina defumada com molho cheddar cremoso e bacon frito fica super saboroso. Essa é uma receita mais pesada, que pede um vinho tinto mais estruturado com passagem por barrica para combinar com o toque defumado da linguiça, acidez e taninos para contrapor as gorduras. A dica é o Esteban Martín Crianza D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tempranillo 2018. 

A salsicha de frango também pode proporcionar um bom hot dog, principalmente se vier acompanhada de um bom molho de queijos e cebolas caramelizadas. Para ficar perfeita a combinação de sabores, dê uma selada na salsicha na frigideira antes da montagem. Aqui, um vinho rosé cai muito bem! Sua versatilidade combina estrutura e frescor para harmonizar com esse prato, e a indicação é o Root: 1 Reserva Rosé 2020. 

Para quem quer fugir das carnes ou para o time de vegetarianos, a ideia é apostar numa salsicha de grão-de-bico combinada com molho pesto e vinagrete, com inspiração no famoso choripan. Uma receita que vai trazer untuosidade e acidez, e nada melhor do que um Sauvignon Blanc jovem com um toque herbáceo e ótimo frescor para harmonizar, como o Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020.

Ficha técnica e mais informações dos vinhos: 

San Cetteo Sangiovese 2020 - https://www.wine.com.br/vinhos/san-cetteo-sangiovese-2020/prod26538.html

Esteban Martín Crianza D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tempranillo 2018 – https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-crianza-d-o-p--carinena-garnacha-syrah-tempranillo-2018/prod26353.html

Root: 1 Reserva Rosé 2020 - https://www.wine.com.br/vinhos/root--1-reserva-rose-2020/prod26452.html

Chono Valle de Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc 2020 - https://www.wine.com.br/vinhos/chono-valle-de-leyda-single-vineyard-sauvignon-blanc-2020/prod24819.html


SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente treze lojas físicas: três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. 

Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omni canalidade.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>