11 de novembro: Dia da Tempranillo

novembro 10, 2021

Sommelière da Wine, Marina Bufarah, aponta curiosidades e indica vinhos feitos com a uva com ótimo custo benefício

As principais uvas do mundo do vinho têm um dia para chamar de seu, e no dia 11 de novembro é o dia da Tempranillo. O nome Tempranillo é inspirado na palavra “cedo”, em espanhol, temprano, e no mundo do vinho quer dizer que essa variedade de uva amadurece antes do que as demais tintas.

Em Portugal, ela é conhecida como Tinta Roriz no Douro, sendo uma das cinco principais na elaboração do vinho do Porto. Já no Alentejo, recebe o nome de Aragonez e participa de blends, adicionando cor e estrutura aos vinhos, como no Terras de Estremoz Regional Alentejano Tinto 2020.

Seus vinhos são emblemáticos e costumam ter coloração intensa, além de boa acidez, com taninos não muito pronunciados, o que facilita a apreciação de quem está iniciando no mundo do vinho. Seus aromas mais típicos são as frutas vermelhas, especiarias, nuances herbáceas e também notas terrosas. O San Valentín D.O. La Mancha Tempranillo 2019, mostra todo seu potencial em solo espanhol, com notas e sabores bastante típicos e fáceis no paladar.

Devido à sua boa adaptação aos diferentes climas e solos, a Tempranillo tem sido cultivada em diversos países, como na Argentina, Austrália, Estados Unidos e África do Sul. No Brasil, a uva vem sendo plantada na região de Campanha, no Rio Grande do Sul, onde já podemos encontrar exemplares que surpreendem os paladares. Para conhecer a expressão dessa casta nos terroirs do Novo Mundo, a dica da Wine é o Altivo Classic Tempranillo 2020, um rótulo que traz o frescor das frutas vermelhas, com corpo leve e saboroso.

E para quem acha que a uva Tempranillo só produz vinho tinto está enganado, a versão em rosé Bianai D.O.Ca. Rioja Rosado 2020 é super refrescante e perfeita para nossos dias mais quentes.

A dica da sommelière da Wine, Marina Bufarah, é harmonizar com embutidos, uma tábua de frios ou mesmo com uma pizza calabresa. Um prato de cordeiro assado com especiarias também pode ser um bom par, assim como queijos de massa mais molinha, ou um brie com geleia de frutas vermelhas.

Links para comprar os vinhos no site da Wine wine.com.br :

https://www.wine.com.br/vinhos/terras-de-estremoz-regional-alentejano-tinto-2020/prod26585.html

https://www.wine.com.br/vinhos/san-valentin-d-o-la-mancha-tempranillo-2019/prod25515.html

https://www.wine.com.br/vinhos/altivo-classic-tempranillo-2020/prod25692.html

https://www.wine.com.br/vinhos/bianai-d-o-ca-rioja-rosado-2020/prod26576.html

 

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente quinze lojas físicas: cinco em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omni canalidade.

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>