Boto Cinza vira patrimônio natural de Cananéia

dezembro 20, 2021


 

Projeto socioambiental patrocinado pela Petrobras eleva espécie vulnerável a patrimônio natural de Cananéia (SP) e animal ganha data celebrativa no calendário

17 de dezembro de 2021

Entre as espécies vulneráveis à extinção, um dos menores golfinhos que habitam nossa região costeira, o boto-cinza, foi elevado a patrimônio natural e símbolo do município de Cananéia, litoral Sul de São Paulo. Idealizada pelo Projeto Boto-Cinza, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, essa conquista foi possível com a aprovação recente de Projeto de Lei no 2.380/2021 pela câmara de vereadores da cidade.

 

"Essa nova lei representa um grande passo na conservação do boto-cinza e reforça a importância socioeconômica da espécie na região" comemora Caio Louzada, coordenador do projeto no Instituto de Pesquisas Cananéia (IPC).

 

Além disso, foi instituído o dia 24 de outubro como o Dia do Boto-Cinza. A data reforça a importância da espécie na região e traz a oportunidade para realização de ações educativas com as escolas, além de contribuir com o turismo sustentável.

 

Divulgação Científica

 

O projeto lançará, no próximo dia 17, a sexta edição da revista científica "Expedição de Campo" com a Mata Atlântica como tema. A publicação, criada em 2011, terá uma tiragem de aproximadamente 1.500 exemplares e também poderá ser lida na versão digital no site do IPeC https://ipecpesquisas.org.br/publicacoes-de-divulgacao/.

 

"A revista é um canal de divulgação científica para além da academia. Nesta nova edição, vamos mostrar projetos que atuam no maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do país, o Lagamar. Outro destaque será o infográfico produzido por jovens pesquisadores capacitados pelo projeto, apresentando animais emblemáticos da região" explica Louzada.

 

Aprovado na Seleção Pública pelo Programa Petrobras Socioambiental em 2018, o Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que atua desde a década de 80 na preservação da biodiversidade e proteção dos oceanos, com foco na pesquisa e conservação dessa espécie. Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local.

 

Sobre o boto-cinza

 

A espécie Sotalia Guianensis, popularmente conhecida como boto-cinza, é um golfinho de pequeno porte que habita regiões ao longo da América do Sul e Central. Em função do hábito costeiro, a espécie sofre constantes ameaças causadas por atividades humanas, tais como captura incidental em redes de pesca, colisão com embarcações, perda de habitat, entre outras.

 

Classificado com o status de conservação “vulnerável” na Lista da Fauna Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção (Portaria MMA n.444 de 17/12/2014), fica evidente a necessidade de ampliar os conhecimentos e fortalecer programas de pesquisa e conservação da espécie no país.

 

A conservação do boto-cinza pode ainda gerar renda às populações locais por meio do turismo de observação, sendo um importante vetor, econômico e social, de desenvolvimento sustentável.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>