Aproveite o curso da Evino com as 7 dicas de harmonização de vinhos e queijos

janeiro 19, 2022


O sommelier Vinicius Santiago realiza a aula gratuita em celebração ao Dia do Queijo


Não há dúvida de que o queijo é uma das iguarias preferidas quando o assunto é harmonização com vinho. Com tantos tipos, pode parecer difícil acertar na combinação. Pensando nisso, e em comemoração ao Dia do Queijo, a Evino realizará no dia 20 de janeiro uma aula online sobre o tema com apresentação do sommelier Vinicius Santiago. O curso é gratuito e tem início às 20h. Para garantir a sua vaga, se inscreva no site


“O curso será uma oportunidade para quem quer aprender um pouco mais sobre harmonização de queijos e vinhos, sem sair de casa e gratuitamente”, afirma o sommelier. Além disso, Santiago preparou uma prévia, com 7 dicas imperdíveis de harmonização de vinhos e queijos:


Meia-cura: 

Conhecido como queijo mineiro, o meia-cura possui sabor marcante e é levemente ácido. Para harmonizar, experimente o Goulart T Torrontés Small Production 2020, um vinho fresco e bem aromático, com notas ervas frescas, maçã-verde e pêssego.
 

Gruyère: 

Este queijo é macio e tem sabor frutado com toque levemente picante e de nozes. Para harmonizar, invista no Paul Lacroix Pinot Noir 2020, que expressa aromas de morango, cereja, framboesa e notas de marmelo.


Gorgonzola: 

O queijo apresenta textura macia com sabor e aroma marcantes, e ainda contém alto teor de sal. Para harmonizar, crie um contraste optando pelo Sanders Vinho do Porto Ruby Reserva, um vinho do Porto encorpado, com notas de frutas vermelhas maduras, e alto nível de dulçor.

Cottage: 

Um queijo fresco, leve e de sabor delicado. Por isso, a combinação pede um vinho que seja tão delicado quanto, como o Pérola da Vinha Vinho Verde DOC, que apresenta notas de frutas cítricas e pera.


Brie: 

Este queijo possui textura cremosa e sabores levemente marcantes. Para harmonizar, a sugestão é o Cava Gran Barón Mediterranean Edition Brut. O contraste entre a cremosidade e a gordura do queijo com as bolhas e acidez do espumante é surpreendente.


Provolone: 

Com textura fibrosa e sabores defumados, o Provolone combina com vinhos frutados, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020, que traz notas de pêssego, frutas cítricas, baunilha e um toque defumado em virtude da passagem em madeira.


Gouda:

Para acompanhar o famoso queijo de casca avermelhada, recomendamos o Chateau Garbin Malbec Reserva 2018. Ambos são ricos em aromas e sabores, já que o Gouda traz nozes, e, o Malbec, uma explosão de frutas negras.

Sobre a Evino 

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores  para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.


-

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

Subscribe