Brasileiro radicado na Inglaterra lança livro no interior de São Paulo

janeiro 15, 2022


Rodrigo Pietro Valentim Moreira, natural da cidade de Garça,  no estado de São Paulo,  mora há  anos na Inglaterra,  e está no Brasil para lançar seu primeiro livro de contos intitulado "Peripécias Peripatéticas". 

 

O autor teve a maior parte dos insights para os contos durante as viagens de trem que faz cotidianamente na Inglaterra.  E fez questão de manter os textos o mais próximos possíveis da ideia original de cada um deles, respeitando inclusive a língua que pensou cada história.  O resultado é um livro com a maioria dos contos em português e outros em inglês.  

 

Pré-lançamento com parte da renda arrecadada doada para creche 

 

O autor realiza o pré-lançamento do livro no domingo, 16 de janeiro,  das 20h30 às 22 horas, na cidade de Álvaro de Carvalho,  no Salão Pastoral Eugênio Ceroni. E parte da renda será doada para Creche Nazaré.  O evento contará também com apresentação do Coral Santa Cecília.  

 

Pietro Valentim declara: "Acredito que cada um de nós pode contribuir para a diminuição dos problemas sociais, cada ação conta, por isso, parte da venda dos livros que vender - dos que estão para comercialização direta comigo - será doada para a creche Nazaré,  que conheço o bom trabalho de assistência que realiza". 

 

Lançamento em Garça 

 

E no dia 27 de janeiro o autor lança o livro "Peripécias Peripatéticas", em Garça,  sua cidade natal. O evento acontece na Biblioteca Municipal de Garça Dr. Rafael Paes de Barros,  das 18h30 às 20h30.  

 

Pietro Valentim destaca:"Estou feliz em poder lançar meu primeiro livro na cidade em que nasci, na Biblioteca Municipal,  com meu livro no espaço reservado para autores de Garça" e completa: "podemos morar em qualquer lugar do mundo,  mas a cidade que nascemos faz parte de nossas memórias afetivas e poder retornar a cidade - em um momento de pandemia - para lançar meu livro é muito importante para mim". 

 

Peripécias Peripatéticas 

 

O tempo, o relógio,  o movimento,  o trem, as frases curtas, os pequenos detalhes,  o tempo verbal passado, a memória e a mistura de narradores estão presentes e muitas vezes interligados entre um conto e outro.  

 

A presença da mãe,  de memórias da infância, a crise existencial, a relação entre Deus e o diabo, o pecado e o sagrado, o amor e o ódio, enfim alguns dos temas universais estão presentes e levam o leitor a se identificar com os fatos narrados. 

 

"Os textos são escritos e deixados, na maioria das vezes, em sua forma orgânica,  para permanecerem o mais fiéis possível à primeira ideia. Como autor, creio que esse processo tende a dar mais autenticidade à obra. Assim, parafraseando Clarice Lispector, 'toca ou não toca'."

 

Sobre Rodrigo Pietro Valentim Moreira 

 

Nascido em Garça,  SP, é formado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, pós-graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero,  em São Paulo.  

 

Cursou o último ano da High School nos EUA,  morou na Itália e atualmente mora na Inglaterra e  trabalha em uma multinacional francesa. Já são 16 anos morando fora do Brasil.  

 

As artes plásticas são uma de suas paixões - inclusive a capa e o projeto gráfico do livro foram inspirados em uma de suas obras. 

 

Escrever, para ele, é não deixar a conexão com seu país e a sua língua morrerem, mesmo que no momento ela se funda e se confunda com outra dentro do cérebro.  

 

"Deixar a língua portuguesa acesa dentro de mim é crucial para a preservação da minha identidade como brasileiro", finaliza Pietro.  

 

Peripécias Peripatéticas 

Rodrigo Pietro Valentim Moreira 

ISBN 978-65-86952-11-7

1ª edição 

São Paulo/Salvador

Editora Kazuá Estúdio 

Páginas: 228 

Preço: R$ 62,00

capa do livro
capa do livro "Peripécias Peripatéticas" de Rodrigo Pietro Valentim Moreira






Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>