Marcando a estreia de Torrey Peters tanto no mercado literário internacional quanto no Brasil, Destransição, baby explora o cotidiano das pessoas trans por meio da relação entre três protagonistas: quando Ames, que destransicionou de gênero, engravida Katrina, uma mulher cis, ele convida sua ex e mulher trans, Reese, para participar da criação do bebê.
Dona de uma linguagem sem gratuidades, Torrey lança mão de palavras, termos e expressões presentes na realidade das personagens. Para auxiliar nessa experiência de leitura, a Tordesilhas Livros preparou um glossário com definições básicas dos conceitos apresentados no decorrer da narrativa que podem não fazer parte do cotidiano de alguns leitores e leitoras.
O material contou com a revisão técnica de Caio C. Maia, pessoa trans e responsável também pela leitura sensível da obra. Além da importância para a comunidade LGBTQIA+ em termos de representatividade, o retrato apresentado em Destransição, baby abre discussões acerca de outros temas, como parentalidade, gravidez, aborto, sexo, divórcio e papéis de gênero.
A obra também esteve presente na lista dos 100 livros mais notáveis de 2021 do The New York Times e a autora Torrey Peters foi a primeira mulher trans indicada ao prêmio Women’s Prize for Fiction.
Sobre a obra:
Reese tinha quase tudo o que sempre desejou: uma relação estável com Amy, um apartamento em Nova York, um trabalho que ela não odiava. A única falta que sentia era de uma criança.Ames também não está feliz e quando sua chefe e amante, Katrina, revela que está grávida dele – e que não tem certeza se quer o bebê –, Ames se pergunta se não seria essa a chance pela qual ele estava esperando. Poderiam os três formar uma família não tradicional e criar o bebê juntos?
Sobre a autora:
Torrey Peters é autora do romance Destransição, baby, publicado pela Tordesilhas Livros e indicado ao Women’s Prize for Fiction em 2021. É também autora das novelas Infect your friends and loved ones e The masker. Ela tem um MFA da Universidade de Iowa e mestrado em Literatura Comparada em Dartmouth. Torrey dirige uma moto rosa e divide seu tempo entre o Brooklyn e um chalé isolado em Vermont. Nos últimos anos, Torrey tem feito parte de um movimento literário de pessoas trans que compartilham seus trabalhos entre si sem barreiras.
Sobre a Tordesilhas Livros:
Dedicada à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade ao revisitar com originalidade autores consagrados, revelar obras de tradições pouco conhecidas, descobrir o novo em passados remotos e selecionar na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única.
Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar