Dia Mundial da Água: cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade, empresas buscam gestão eficiente dos recursos hídricos

março 18, 2022

Bem Brasil


Bem Brasil Alimentos, empresa líder em vendas de batatas pré-fritas congeladas, investe em inovação e tecnologia para aliar produção ao desenvolvimento sustentável

Na próxima terça-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a comunidade internacional sobre questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. O uso responsável da água é uma realidade no dia a dia de diversas empresas da indústria alimentícia, e na Bem Brasil Alimentos, líder nacional na venda de batatas pré-fritas congeladas, isso não é diferente. A preocupação com o tema está no DNA da marca e suas unidades produtivas adotam o consumo consciente e a gestão sustentável da água como valores atrelados às práticas e à cultura organizacional.

A empresa, que recentemente inaugurou mais uma linha de produção com o objetivo de dobrar a produtividade, investe em equipamentos que consomem menos recursos hídricos e possibilitam a recirculação da água em algumas fases dentro do próprio processo produtivo da companhia. A expansão da planta de Perdizes (MG) utiliza as mais modernas tecnologias disponíveis para o setor e realiza o tratamento biológico dos resíduos líquidos gerados no processo produtivo e nas demais atividades da fábrica, utilizando 100% desse efluente tratado para a fertirrigação das lavouras da fazenda Água Santa.  A fertirrigação, inclusive, é um dos métodos mais eficientes no uso sustentável dos recursos hídricos e na economia de água.

“Os investimentos e a busca por inovação no setor ambiental são permanentes na Bem Brasil e temos resultados eficientes já comprovados. Acreditamos que, para crescermos e nos mantermos prósperos, é preciso respeitar todo o ecossistema”, ressalta a gerente de Sustentabilidade da Bem Brasil, Isabela Navarro.

Outro importante exemplo da gestão de recursos hídricos feita pela Bem Brasil é a reutilização de 90% da água utilizada no processo de lavagem da batata in natura, além de tratar os 10% restantes. As Estações de Tratamento de Água (ETA’s) das fábricas de Araxá e Perdizes, no Triângulo Mineiro, também têm papel de destaque nessa atuação responsável e são capazes de fornecer água potável, de qualidade, para consumo humano dentro das unidades fabris e também para o processo produtivo.

A companhia - que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como a empresa que possui a melhor boa prática na categoria Sustentabilidade Ambiental, do Selo Mais Integridade - está implantando novos projetos estratégicos de gestão da água, incluindo a captação de chuva para destinar às áreas internas e à jardinagem, em Perdizes. “Poderemos ter um reuso mais nobre, como a irrigação de plantas, limpeza de pisos, descargas de vasos sanitários, entre outros”, acrescenta Navarro. 


Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 40%, conforme pesquisa Nielsen/SuperVarejo – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar. A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes duplicou a capacidade produtiva da empresa para mais de 450 mil toneladas de produtos.

Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade, do Ministério da Agricultura, em 2021 e 2022.  



Estação de Tratamento de Efluentes da Bem Brasil na Planta de Perdizes, Minas Gerais
Divulgação

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>