A Secretária-executiva Marina Bragante ressaltou a importância do evento e o papel essencial da mulher na gestão de iniciativas para os cidadãos. “Escutar mulheres tão inspiradoras foi muito enriquecedor. Como gestora pública nós temos que criar e pensar em políticas públicas olhando para os dados e evidências e reconhecendo o que de fato vai mudar e melhorar a vida da população.”
A primeira edição do encontro aconteceu em 2019 no Palácio dos Bandeirantes e contou com a participação das secretárias Célia Leão, Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Parnes, Desenvolvimento Social e da Procuradora Geral do Estado, Lia Porto Corona. Este é o maior número de mulheres na história do secretariado do Governo do Estado de São Paulo. Hoje são 4, no total de 20 secretários.
Painéis
O encontro, que ocorreu das 8h30 às 14h30, teve cinco painéis. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, ao lado de Cris Arcangeli, empreendedora serial e apresentadora do Shark Tank, realizaram o primeiro painel “Empreendedorismo Serial e Social”.
“Em 2021, nós realizamos 28 mil atendimentos para mulheres e fizemos um repasse de microcrédito dedicado a mulheres de R$ 56 milhões, a meta era R$ 50 milhões. Recentemente, o Governador João Doria aprovou uma nova etapa do programa com uma linha contínua com juros de 0,35% ao mês, carência estendida e todos os programas de qualificação e formalização em parceria com o Sebrae”, disse a secretária Patricia Ellen.
Na sequência, “Inclusão Produtiva” contou com a participação da Gisela Solymos, coordenadora de inclusão produtiva do Sebrae-SP, Karen Worcman, fundadora e curadora do Museu da Pessoa, e Renata Fridman, fundadora da Basicx.
Para falar sobre “Tecnologia, Inclusão e Diversidade”, as convidadas foram a Christiane Pinto, fundadora do Comitê Afrogooglers, e Bruna Barros, subsecretária de Emreendedorismo e da Micro Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O quarto painel “Empreendedorismo Negro e Negócios de Impacto” foi realizado por Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e Pretahub, e mediado pela Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Marina Bragante.
Encerrando os painéis, “Empreendedorismo para Combater a Violência Doméstica” foi o tema discutido por Luiza Brunet, ativista e embaixadora do Sebrae Delas, e mediado por Beatriz Gusmão, Head de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP.
Com base em pesquisa de 2021 da Rede Mulher Empreendedora, a head de políticas públicas e relações institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão, destacou que 48% das mulheres saíram de relações abusivas por meio do empreendedorismo. “Estamos falando de uma realidade e esperamos que as próximas gerações não passem por isso. Hoje é o empreendedorismo que faz com que possamos ser livres”.
Para assistir à transmissão completa do evento, acesse youtube.com/c/DesenvolvimentoSP.
Sobre o Empreenda Mulher
O programa Empreenda Mulher tem o objetivo de incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação. No mês da mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com oferta de 40 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em empreendedorismo e microcrédito pelo Banco do Povo.
Para se inscrever e obter mais informações sobre as linhas de crédito e cursos:
www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/empreendamulher.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce um papel fundamental para a retomada do crescimento econômico do Estado para atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo.