Agenda Tarsila destaca eventos em Ouro Preto

abril 21, 2022

Galeria de Arte Nello Nuno abre exposição nesta sexta-feira e realiza oficina com material reciclável


Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 500 eventos realizados no Brasil e até no exterior, como Estados Unidos, Portugal e Argentina, e que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. A cidade de Ouro Preto terá duas atividades abertas ao público na Galeria de Arte Nello Nuno a partir do dia 22, sexta-feira, com a abertura da exposição Paralela e a oficina com material reciclável no sábado, 23 de abril.

Durante a Oficina de Criação com material reciclável, será ensinado o passo a passo  da coleta, limpeza e preparação de sacolas, transformando-as em fio, além de pontos básicos de crochê. E, aqueles que ainda não têm experiência com a arte em linha, aprenderão a fazer uma flor de crochê com os fios das sacolas plásticas. A partir dessa introdução, o participante poderá desenvolver a peça que desejar.

A exposição Paralela, que fica em cartaz até 2 de maio, conta com 18 obras de artistas do eixo Rio-Minas e apresenta uma extensão da Exposição Modernistas 1922-2022, que acontece simultaneamente no Museu Casa dos Contos. Com curadoria de Lu Valença e Patrícia Penna terá a presença de um grupo de artistas que trabalha em conjunto há dois anos, como Afonso D’avila Magalhaes, Angela Moraes, Cadu Leal, Denise Greco, Roberta Costa, Sergio Graça, Tatti Simões, entre outros.


Sobre a Agenda Tarsila


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>