Centro de Memória Bunge participa da 6ª Semana Nacional de Arquivo

junho 05, 2022



 

             São Paulo, maio de 2022 - O Centro de Memória Bunge participa da programação – de forma online e presencial – da 6ª Semana Nacional de Arquivo 2022 do Arquivo Nacional, realizada de 6 a 10 de junho em homenagem ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado em 9 do mesmo mês.

 

             A primeira participação do Centro de Memória Bunge - criado para preservar e disseminar a história de mais de 100 anos da Bunge no Brasil - será dia 7, às 10h, de forma virtual, com o curso “Como preservar o documento e o sujeito da história num acervo de memória empresarial”.

 

             Já a segunda participação será no dia 9, das 14h às 17h, com público de forma presencial, com uma mostra sobre como preservar documentos pessoais dentro de acervos empresariais, por meio de uma visita ao acervo - localizado à Rua Diogo Moreira, 184, 5º andar – Pinheiros - SP, além de uma roda de conversa com especialistas.

 

             As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Para participar da programação do Centro de Memória Bunge basta acessar o https://www.youtube.com/watch?v=128H4tDn9w8. Já para a visita presencial, a inscrição deve ser feita pelo https://airtable.com/shrzvt3xxaQAL3hwF .

 

           Sobre a 6ª Semana Nacional de Arquivos

 

A 6ª Semana Nacional de Arquivos 2022 ocorre de 6 a 10 de junho e terá como tema #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou). Organizações e profissionais de arquivo são convidados a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas (ou não representadas) nessas narrativas.

 

O objetivo é entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “documento de arquivo”, como nossa prática reflete os preconceitos profissionais e como os documentos impactam com as histórias que contam.

 

Sobre o Centro de Memória Bunge

 

             O Centro de Memória Bunge, um dos projetos da Fundação Bunge, foi criado em 1994 e traz preservada e acessível ao grande público a história de mais de 100 anos da Bunge no Brasil, na forma de mais de 1,5 milhão de documentos cartográficos, iconográficos, filmográficos e textuais, entre outros. Um patrimônio que narra não apenas a trajetória da Bunge no País, mas também a evolução dos valores, costumes e modos de organização da própria sociedade brasileira.

 

 

                        

           Sobre a Fundação Bunge

 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

 

 

 

 


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>