Pensador francês Edgar Morin completa 101 anos e é tema da Série Ideias do Sesc SP

julho 06, 2022


YouTube Sesc


Nascido em Paris, França, no dia 8 de julho de 1921, o pensador Edgar Morin está completando 101 anos e a série Ideias, do Sesc SP, realiza uma live especial no dia 8 de julho com a participação do cientista político Marco Aurélio Nogueira, do professor Edmilson Felipe da Silva, com mediação de Edgar de Assis Carvalho.

Os ensinamentos de Edgar Morin são um apelo contundente a uma política de civilização fraterna, solidária, interdependente, que permita reabitar poeticamente a Terra. Seus últimos textos trazem a marca da revolta e são impregnados pela força que emana de suas reflexões teóricas, diários, manifestos, artigos.  Essa é sua arte de viver, a estética de sua existência. A vida, disse ele, é um arquipélago de certezas em meio a um oceano de incertezas.  No prefácio de “A via para o futuro da Humanidade”, de 2011, há um provérbio Zen que ilustra sua trajetória e alimenta o encontro da série: “O grande caminho não tem porta, pois várias pontes podem conduzir a ele”. 

 

Com

Marco Aurélio Nogueira, cientista político, professor titular da Universidade Estadual Paulista-UNESP e articulista do jornal “O Estado de S. Paulo”. Autor de diversos livros e artigos sobre Estado, democracia e globalização.

Edmilson Felipe da Silva, professor de Antropologia da PUC-SP, membro do Complexus  - Núcleo de Estudos da Complexidade.

Mediação

Edgard de Assis Carvalho, livre-docente da FCL, UNESP, campus de Araraquara.  Autor de vários ensaios e livros sobre antropologia dos sistemas complexos.

 

Apresentação

Marcos Toyansk, pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

 

Sobre o Ideias

A série Ideias completou dois anos de atividades. Iniciada em maio de 2020 no momento mais crítico da pandemia, a série surge com a proposta de contribuir para uma maior inteligibilidade no enfrentamento dos problemas que dizem respeito à sociedade, incentivando a reflexão do momento desafiador que nos encontramos. Promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

 

Saiba +: Sesc Digital

 

Serviço:

Edgar Morin, 101: a arte de viver

Dia 8 de julho de 2022, às 16h.

Acesse: youtube.com/sescsp

 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>