Após turnê na Europa, RICARDO HERZ inicia concertos para lançar disco gravado com Camerata Romeu, formada por mulheres instrumentistas de Cuba

Após turnê na Europa, RICARDO HERZ inicia concertos para lançar disco gravado com Camerata Romeu, formada por

 No Brasil, espetáculos serão com a Camerata Fukuda

Conheça: https://www.youtube.com/watch?v=H7nYxINPQ38

 

O violinista Ricardo Herz, que acaba de encerrar uma turnê na Europa em duo com a também violinista Vanille Goovaerts, inicia concertos pelo interior de SP. Com a orquestra jovem de cordas, conhecida como Camerata Fukuda, estreia dia 31 de julho, no Festival Assad (São João da Boa Vista), depois segue para Jundiaí, no dia 6 de agosto e depois em Campinas, no dia 18 de agosto.

Os concertos farão o lançamento do álbum “Ricardo Herz e Camerata Romeu| Nova Música Brasileira Para Cordas” , gravado em Havana, Cuba, em 2018. A Camerata Romeu é uma Orquestra de Câmara Feminina fundada em Havana em 1993 por Zenaida Romeu, com o objetivo promover compositores da América Latina. No repertório estarão composições de Ricardo Herz, arranjadas especialmente por ele para orquestra de cordas e violino solo. Arranjos que utilizam como base os ritmos brasileiros como o baião, o chamamé, a toada, o choro, misturados com a improvisação.

Ricardo Herz, violinista popular, ganhou o Prêmio Profissionais da música 2021 nas categorias Autor de Música Instrumental e Artista de Música Instrumental. Compositor e arranjador, criou estilo próprio, somando todas as suas experiências, da música erudita ao Jazz, MPB, Forró e Samba. Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação também vem da renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e da Centre des Musiques Didier Lockwood. Desde 2010, Herz já lançou diversos CDs em duo: com o multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro, com o gaúcho Samuca do Acordeon e com o pianista, maestro e arranjador Nelson Ayres e com Yamandú Costa.

 

Camerata Fukuda

Orquestra de Cordas, uma das mais importantes orquestras de câmera do Brasil, impondo alto nível técnico e artístico a seus integrantes, foi reconhecida e laureada em 1991 com o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte(APCA) de “Melhor Conjunto Nacional do Ano”. Foi fundada em 1988 pela violinista Elisa Fukuda e por Celso Antunes, seu maestro titular. É composta por 20 jovens com formação homogênea, muitos deles vencedores de diversos concursos nacionais. Gravou cinco CDs: “As Quatro Estações de Vivaldi”, Concertos para violino de J.S.Bach, “Convergências”, com obras de compositores brasileiros, Shostakovitch e Haydn no Theatro São Pedro, gravação ao vivo, e em 2009 “Camerata Fukuda 20 anos” com Vivaldi, Hayakawa, Hindemith e Britten.

Para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=H7nYxINPQ38

 

SERVIÇO RICARDO HERZ E CAMERATA FUKUDA

 

Festival Assad

Data e horário: 31 de julho, domingo, às 19 horas

Local: Teatro Municipal de São João da Boa Vista – Rua Marechal Deodoro, 407 – São João da Boa Vista – SP – Tel: (19) 3631.7653

Espetáculo Gratuito

 

Jundiaí

Data e horário: 6 de agosto, sábado às 20 horas

Local: Auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí – Rua Francisco Teles, 250

Espetáculo gratuito – ingressos através do link: https://www.sympla.com.br/evento/ricardo-herz-e-camerata-fukuda-nova-musica-brasileira-para-cordas/1621109

 

Campinas

Data e horário: 18 de agosto, quinta-feira, às 19h30

Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp – Rua |Elis Regina, 50 Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas

Espetáculo Gratuito – ingressos através do link: https://www.sympla.com.br/evento/ricardo-herz-e-camerata-fukuda-nova-musica-brasileira-para-cordas/1649426