Cogumelos mágicos, série biográfica dos Titãs e os perigos da varíola dos macacos entre os temas do CNN Soft deste final de semana

agosto 05, 2022

Programação para 06 e 07 de agosto tem ainda os inéditos Viagem & Gastronomia na estrada por Portugal, um episódio sobre preconceito no Universo Karnal; documentário especial sobre a Arábia Saudita, os passeios de Richard Quest por Amsterdã e Marrakesh, além do CNN Soft Business sobre Planos de Saúde.

 

Confira as atrações do CNN SOFT deste final de semana a seguir:

 

 

 

CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – Sábado, 06/08, 21h

Portugal: As Maravilhas do Alentejo, Comporta e Sintra


CNN Viagem & Gastronomia segue viagem por Portugal e, no quarto episódio da série, chega à região do Alentejo para viver experiências exclusivas, num misto de gastronomia, hospedagem e personagens portugueses que ajudam a contar a história do país.

A jornada começa na Herdade da Malhadinha Nova, um conceito de hospedagem que integra natureza, casas para descanso, decoração estilizada e boa gastronomia. Localizada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo, a maior região de Portugal.

Além de um passeio pelo mundo dos vinhos, a apresentadora Daniela Filomeno desfruta de todas as experiências que a Herdade oferece: passeio de balão, piquenique e churrasco. Seguindo estrada pelas terras lusitanas, a equipe vai até a praia de Comporta e conhece o Hotel Sublime cujo diferencial da hospedagem está no estilo dos quartos, que lembram cabanas dos antigos pescadores de Comporta. Na varanda dos quartos outro destaque do hotel: as Bio Piscinas que fazem a filtragem da água de maneira totalmente orgânica, com auxílio de algas, sem aditivos químicos. 

Ainda no episódio, Dani Filomeno desbrava mais duas regiões de Portugal: a cidade de Azeitão e Sintra.

 

 

MARAVILHAS DO MUNDO COM RICHARD QUEST – Sábado, 06/08, 21h45

Um passeio por Amsterdã e Marrakesh

 

             Liberdade é a palavra que pode definir bem os dois destinos para onde Richard Quest vai neste episódio. A primeira parada é Amsterdã, hoje muito mais conhecida por seus coffee shops, onde a venda de maconha e derivados é totalmente legal. Mas esse conceito de liberdade vem muito antes disso. Tem até uma palavra em holandês – gedogen – para definir certa tolerância com o que é, na teoria, ilegal. E é essa a ideia que define o espírito de Amsterdã.

 

             Mas nem sempre foi assim, e Quest vai visitar um lugar muito simbólico para descobrir isso: a cada onde viveu Anne Frank e seu esconderijo durante os anos do avanço do nazismo. O lugar onde ela escreveu a maior parte das páginas de seu diário que ganhou o mundo. Hoje, Amsterdã convive com as mazelas do passado, olhando para o futuro. E com leveza e beleza proporcionada, em parte, pelas flores, que Quest vai conhecer em um enorme e internacionalmente famoso leilão dedicado somente a elas.

 

             Depois de descobrir mais sobre o gedogen, o segundo destino desta viagem também é um lugar famoso pela liberdade e excessos. Mas é nos mercados que Quest começa essa aventura para mostrar Marrakesh, também conhecida como “A Cidade Vermelha”. Ali é possível encontrar desde a paixão pelas especiarias e ervas, até objetos de decoração de gosto duvidoso. Por falar em especiarias, Quest vai aprender a cozinhar um tagine salgado com quem entende do assunto. E, depois de muito trabalho árduo, ele vai descansar o corpo e os olhos no Jardim Majorelle, um jardim botânico cujas cores inspiraram artistas pelo mundo.

 

 

EM ALTA CNN – Sábado, 06/08, 22h30

Sarah Oliveira fala de Titãs e tem ainda a nova série Sandman

 

Foto no alto: Phelipe Siani e Mari Palma falam com Sarah Oliveira.

Foto: CNN Brasil/Divulgação


Em Alta CNN desta semana recebe a jornalista e apresentadora Sarah Oliveira, que apresenta o novo documentário sobre a banda Titãs, na série "Bios: Vidas que Marcaram a Sua", no Star+. Sarah divide um relato emocionante sobre a importância da banda para o rock brasileiro: "Eu acho que uma das coisas mais bonitas do Titãs é a gente aprender a viver no coletivo. Porque eles tinham que se ouvir democraticamente para todo mundo ter voz", relata.

 

O programa também comenta uma série muito esperada e que acaba de chegar à Netflix. Trata-se de “Sandman”, inspirada na obra do escritor Neil Gaiman. No papo, também convidam o jornalista Pablo Miyazawa para explicar a importância de Gaiman para a cultura pop. "Além de quadrinhos, ele também já escreveu livros, romances, contos, roteiros para séries, roteiros para filmes e, atualmente, tem se envolvido muito com o audiovisual, principalmente em produtos ligados às obras dele", conta Pablo.

 

Outra estreia imperdível é “Treze Vidas: o Resgate”, filme que dramatiza o conhecido caso real do time de futebol tailandês que ficou preso na caverna Tham Luang, em 2018. A produção acaba de estrear no Prime Video e o Em Alta conversou com o elenco.

 

  

UNIVERSO KARNAL - Sábado, 06/08, 23h 

Universo Karnal investiga o preconceito

 

Atração comandada por Leandro Karnal se aprofunda em questões que, muitas vezes, sequer são pensadas e propõe reflexões

 

No Brasil, sete em cada dez crimes de ódio são motivados por preconceito racial. 14% têm origem na homofobia e na transfobia, que é o preconceito referente à orientação sexual. E 10% são motivados por preconceito de gênero em relação às mulheres, a misoginia. Cultura, peso, deficiências físicas, questões que são alvo de preconceito e as ações discriminatórias que o ser humano é capaz de cometer, infelizmente, podem ser fatais. Esses são temas abordados neste episódio do Universo Karnal. 

 

“O preconceito revela muito do meu limite. Muito mais do que eu vejo no outro, é muito mais do que eu não quero ver em mim”, explica Leandro Karnal logo no início do programa.

 

Para falar sobre racismo e xenofobia, ele foi a um restaurante de comida africana na Zona Leste de São Paulo. Com o camaronês Chef Sam, cozinhou e comeu pratos típicos do continente africano, além de conversar sobre a trajetória do chefe permeada por como o Brasil trata os imigrantes negros.

 

O historiador também mergulha no tema com ajuda de uma pessoa pequena em estatura, mas gigante na comédia: Lorrane Silva, a Pequena Lo. Ela fala sobre o capacitismo e como combatê-lo. Em uma sociedade em que a magreza é vista como ideal de beleza a ser alcançado, um tipo específico de preconceito se alastra: a gordofobia. Sobre o assunto, Karnal fala com a doutora em comunicação social, professora e pesquisadora Agnes Arruda. Será que é possível viver sem nenhum preconceito?

 

A reportagem busca, trazendo o contexto histórico do que propulsiona essas violências, e também a etimologia dos termos, mostrar que se trata de ideias que devem ser combatidas como patologias culturais com discussões que precisam ser construídas por toda a sociedade.


CNN NOSSO MUNDO – Domingo, 06/08

Esper Kallás e o desafio da Varíola dos Macacos

 

Desde maio de 2022, casos de varíola dos macacos têm sido relatados em diversos países onde a doença não é endêmica. A maioria dos pacientes confirmados com histórico de viagens relatou passagens por países da Europa e da América do Norte, em vez da África Ocidental ou Central, onde o vírus é endêmico. Pela primeira vez, um número expressivo de casos surge simultaneamente em países não endêmicos em áreas geográficas muito distantes. De acordo com levantamento realizado pela CNN, ao menos 64 países confirmaram casos da doença. No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o atual surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).


O entrevistado do programa nessa semana é Esper Kallás - Médico infectologista, é professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador na mesma universidade.

 

Algumas das explicações do entrevistado: "Quando a gente fala em pandemia, que assola a humanidade, a Covid-19 foi uma grande tragédia, mas não chega nem perto do que a varíola causou com o mundo"

 

"Saúde pública é zelar por todos, proteger a todos, por que o próximo pode ser a gente. Não podemos deixar a doença ser estigmatizada"

 

"Vamos evitar o termo grupo de risco. Se usamos esse termo, podemos passar a impressão de que, quem não faz parte desse grupo, não precisa se preocupar, e isso não é verdade."

 

"A intervenção no comportamento das pessoas sempre tem um efeito muito pequeno, aprendemos isso com HIV/AIDS. O que precisamos para de fato conter a varíola dos macacos é tratamento biomédico, é vacina. Precisamos também disseminar informações, para empoderar as pessoas para tomar decisões."

 

"Não existe, até agora, nenhum estudo epidemiológico que mostre transmissão por talheres, lençóis...,mas, de novo, é importante deixar claro que esse é um conhecimento ainda em construção"

 

"Quando chegamos em uma situação de um alerta de saúde pública como esse, o Brasil precisa entrar no mercado já para ver o que tem disponível de vacinas e remédios."

 


ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS - 07/08, Domingo, 18h45 

 

Um viva a San Sebastián!

 

             Um lugar onde até mesmo os restaurantes ruins são bons. É assim que Anthony Bourdain define San Sebastián, na Espanha, seu destino neste episódio. É uma das cidades com maior concentração do mundo de estabelecimentos com estrelas Michelin. É Espanha, mas é País Basco. Isso significa que tem uma gastronomia, cultura e, claro, uma língua próprias e únicas.

 

             O anfitrião de Bourdain nesta viagem é ninguém menos que Juan Mari Arzak, uma lenda da gastronomia mundial, e sua filha, Elena Arzak, que dá continuidade do trabalho do pai no restaurante da família.

 

             Com uma geografia particular e uma relação antiga com o mar, San Sebastián tem uma variedade enorme de produtos frescos, da terra ao oceano. Aliás, há quem diga que os bascos foram os primeiros a descobrir as Américas em suas andanças pelos mares, mas nunca contaram nada a ninguém porque seu interesse eram os peixes, e não as terras.

 

             Não dá pra saber, mas quando o assunto é peixe, por ali, eles certamente entendem do assunto. Bourdain vai descobrir isso da melhor maneira possível: à mesa. Tem pintxos (a versão basca das tapas), tem Txocos, que são uma espécie de confraria gastronômica que reúnem amigos selecionados em torno da comida e, por último, mas não menos importante, tem também uma refeição simples e incrível no restaurante onde, segundo Bourdain, todo chef gostaria de morrer.

 

CNN SINAIS VITAIS - 07/08, Domingo, 19h30

Saúde mental no trabalho (reapresentação)

 

A imagem foi muito bem descrita pela Dra. Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria da USP: “O burnout ele vem caracterizado em três dimensões que é a exaustão emocional, a despersonalização e a baixa realização profissional. A exaustão emocional, a característica dela é um esgotamento. A imagem que a gente pode fazer é de um palitinho de fósforo que queimou até o final. Então, se esgotou em termos de combustível, acabou”, explica. Essa falta de energia profissional – que nós passamos a conhecer como burnout –, é o tema do CNN Sinais Vitais, com Dr. Roberto Kalil.

 

O Brasil, um país ansioso por natureza, se tornou um terreno fértil para o acometimento da síndrome de burnout, como explica Dra. Alexandrina Maria Meleiro, psiquiatra da Associação Nacional de Medicina do Trabalho: “O Brasil é o primeiro país no mundo no índice de ansiedade. 9,3% dos brasileiros têm ansiedade. E é o quinto no mundo de depressão, só perdendo na América para os Estados Unidos. Então, nós temos uma incidência muito alta, uma prevalência de depressão e ansiedade e claro que isso atinge o trabalhador. Em média, 30% são afastados e é um dos motivos de mais incapacidade para o trabalhador”.

 

Dr. Roberto Kalil conversa ainda com Catarina Dahl, consultora de saúde mental, álcool e outras drogas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente sobre a entrada do burnout na lista das doenças ocupacionais reconhecidas pela OMS.

O programa ainda viaja ao Rio de Janeiro para conversar com uma atleta olímpica, que também sofreu com o burnout: a ginasta Flávia Saraiva.

Outros casos da síndrome de burnout e novos modelos de tratamento também serão abordados no episódio.

  

DOCUMENTÁRIO ESPECIAL - 07/08, Domingo, 21h

Arábia Saudita: O Reino dos Segredos

 

O experiente jornalista Fareed Zakaria traz um retrato completo sobre a Arábia Saudita e sua relação de amor e ódio com os Estados Unidos. Em “Arábia Saudita: O Reino dos Segredos”, uma análise profunda de séculos de história que transformaram aquela região no que são hoje.

 

Parceiro estratégico de longa data dos americanos, o país também é a pátria dos maiores desafetos dos Estados Unidos. Osama bin Laden e a maior parte dos envolvidos no atentado ao World Trade Center, em 2001, eram sauditas, só para citar alguns. Como isso pode ser possível?

 

A Arábia Saudita é provavelmente o lugar que tem mais petróleo do que em qualquer outro lugar do mundo. Uma riqueza que, convertida em dinheiro, permitiu ao país luxos e extravagâncias, especialmente quando se fala sobre a família real saudita. Cidades ultramodernas foram erguidas inteiras em poucas décadas no meio do deserto, enquanto a população vivia sob a rigidez da Sharia, a lei islâmica que impera por ali. Com a nomeação de Mohammad bin Salman como príncipe herdeiro em 2017, várias mudanças no sentido de combater a corrupção e modernizar o Estado saudita foram feitas. Mas casos como o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, crítico do regime, em 2018, levam muitos a questionar: há, de fato, uma mudança em curso? É o que Zakaria analisa neste documentário completo sobre a história desse Reino de Segredos.

 

 

 

CNN ENTRE MUNDOS - 07/08, domingo, 22h30

 

Cogumelos Mágicos

 

Pedro Andrade, apresentador do Entre Mundos, vive uma nova e inusitada experiência no programa.

 

Ele esteve em Denver (Colorado), cidade reconhecida pela forma como acolhe a todos os tipos de tribos desde os diversos movimentos da contracultura norte-americana originada nas décadas de 1960/1970.

 

Atualmente, o lugar é um polo de pesquisa e produção da psilocibina, a substância alucinatória dos cogumelos “mágicos” que foi descriminalizada por lá no ano de 2019, gerando plebiscitos em outras cidades do oeste, como Oakland e Santa Cruz, na Califórnia que também flexibilizaram suas legislações quanto a isso.

 

“A nova fronteira da descriminalização das drogas nos Estados Unidos está nas psicodélicas”, explica Pedro que esmiuçou tudo sobre cogumelos, conferindo os primeiros passos dessa nova abordagem clínica, uma vez que a pesquisa se concentra no tratamento de múltiplos problemas de saúde.

 

Por fim, Andrade, reunido com um grupo guiado por um rabino, toma a substância, descrevendo em seguida sentimentos e sensações emocionais e físicas da experiência assistida e legal.

  

CNN SOFT BUSINESS - 07/08, Domingo, 23h30

 

Planos de Saúde em verticalização

 

O programa CNN Soft Business, apresentado por Phelipe Siani e Fernando Nakagawa, esmiúça a tendência dos planos de saúde na adoção de um modelo de negócio conhecido como verticalização. É quando a operadora de saúde busca não só pagar os boletos que recebe dos hospitais, laboratórios e outras instituições de saúde utilizadas pelos usuários de convênios médicos, mas também procura ser dona desses negócios. Assim, o plano de saúde passa a ter controle sobre os próprios gastos - antes terceirizados - e, teoricamente, pode enxugá-los para manter a sustentabilidade financeira.

 

Segundo a advogada e consultora jurídica especializada em saúde, Sandra Franco, a tendência é que as margens de lucro melhorem à medida que os planos de saúde se tornem donos dos hospitais e outras instituições de saúde que geram os altos custos.

 

CNN Soft Business traz ainda uma reportagem sobre o último almoço beneficente a ser realizado por Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos. Em junho de 2022, uma pessoa - que não teve a identidade revelada - pagou US$ 19 milhões em um leilão por um encontro com Buffett, que acontecerá na churrascaria preferida do requisitado investidor, ainda este ano. Todo o dinheiro arrecadado com o almoço será doado a uma ONG. 

Pedro Andrade durante o episódio do programa Entre Mundos: Cogumelos Mágicos. CNN Brasil/Divulgação

O especialista Esper Kallás é o convidado do programa Nosso Mundo, cujo tema principal é a varíola dos macacos. Foto: CNN Brasil/Divulgação

Fernando Nakagawa no CNN Soft Business sobre planos de sáude.

Foto: CNN Brasil/Divulgação




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>