Orquestra Sinfônica de Jerusalém se apresenta em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto

agosto 05, 2022

Concertos beneficentes acontecem em prol da Congregação Israelita Paulista (CIP)


Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza no dia 28 de agosto, na Sala São Paulo,   Concerto Beneficente com a “Orquestra Sinfônica de Jerusalém” sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky  e solo de Danielle Akta, a violoncelista prodígio de 19 anos de idade nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016.

  

O programa vai apresentar:  Abertura da Ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; “Concerto para Violoncelo e Orquestra de Elgar  e a  Sinfonia N° 4, em fá menor, de Tchaikovsky.


O mesmo programa também será apresentado dia no dia 27 de agosto, às 20h,  no Teatro Castro Mendes, em Campinas e no dia  30 de agosto, às 20h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.


No dia 29 de agosto,  das 9h30 às 11h30, o Maestro Sharovsky e a solista Danielle Aktaacompanhados de alguns músicos da Orquestra Sinfônica de Jerusalém farão uma masterclassinédita com integrantes da Orquestra Sinfônica Heliópolis,  a primeira do mundo em uma favela  e do Instituto Bacarelli, em São Paulo.  


Os ingressos tem preços de R$ 50,00 a R$ 360,00 e  estão disponíveis através dos seguintes links:

Apresentação em São Paulo: https://cip.byinti.com/

Campinas: https://bileto.sympla.com.br/event/74436/d/145203

Ribeirão Preto: https://bit.ly/cip_ribeirao


 Orquestra Sinfônica de Jerusalém


A Orquestra Sinfônica de Jerusalém (OSJ) foi fundada em 1930 com o nome de Orquestra do Serviço de Radiodifusão Palestino,  e tornou-se Orquestra da Rádio de Israel a partir de 1948, data da independência do Estado Judeu. Adotou seu nome atual nos anos 1970. 

A OSJ faz turnês pela Europa e EUA, apresentando-se em salas de concertos como a Musikverein de Viena, a Philharmonie em Colônia e teatros em Düsseldorf, Frankfurt e Lucerna, o Carnegie Hall de Nova York e o Colón de Buenos Aires.



O maestro Yeruham Scharovsky

O maestro Yeruham Scharovsky iniciou sua formação musical em seu país natal, Argentina. Na década de 1970, mudou-se para Israel após ter ganho uma bolsa de estudos da "Academia Superior de Música Rubin" de Jerusalém.

Em 1990 foi escolhido por Zubin Mehta para receber o prêmio de "Jovem Artista do Ano", e consequentemente regeu o concerto de Gala da Orquestra Filarmônica de Israel. Em 1991, foi o primeiro maestro israelense  a ser convidado para reger a Orquestra Filarmônica de Moscou em uma turnê de concertos da antiga União Soviética. 

Entre 1991 e 1995 foi Diretor Artístico e Maestro Principal da Sinfonieta Ra'anana de Israel e, entre 1998 e 2004, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Rio de Janeiro, onde foi idealizador e fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, em 1999, recebendo em 2003 o título de "Cidadão Honorário do Rio de Janeiro" por sua contribuição artística, social e cultural. 

Ao longo de sua carreira, Scharovsky regeu mais de 50 orquestras de destaque em mais de 20 países, além de ter desenvolvido vasta atividade social e no campo da Educação Musical.


A solista Danielle Akta


Elogiada por críticos musicais ao redor do mundo e considerada como uma das principais jovens violoncelistas prodígios, a israelense Danielle Akta foi nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016, e ganhou o “Critic’s Choice” em música clássica pelo Times Union no mesmo ano. 

Bolsista da Fundação Internacional Vladimir Spivakov, da Russia, ela também recebeu o Prêmio 'Oleg Yankovsky' de Descoberta Artística de 2016, o Prêmio “Jovem Artista”, além da bolsa da Fundação Cultural América-Israel com distinção desde 2013 e a  Bolsa Wolfgang Laufer Memorial Cello para Mérito Excepcional. Nascida em 2002 em uma família de músicos, Danielle toca um violoncelo Enrico Orselli graciosamente colocado à sua disposição pelo Dr. Moshe Kantor através da Fundação Internacional Vladimir Spivakov.

 


A

 

Congregação Israelita Paulista (CIP)



Fundada por judeus alemães que fugiram da Europa durante a Segunda Guerra Mundial, a  Congregação Israelita Paulista (CIP), é considerada a maior comunidade judaica liberal da América Latina. Desde a sua fundação em 1936 vem unindo a tradição à inovação, promovendo um judaísmo inclusivo que contribui para o aprimoramento do indivíduo, da comunidade e da sociedade.  Considerada a maior comunidade judaica liberal da América Latina, a CIP oferece inúmeros serviços e programas relevantes para seus membros, é reconhecida como modelo de acolhimento, inserção social e de educação abrangente.



Os 

Concertos Beneficentes com a “Orquestra Sinfônica de

  Jerusalém”  têm patrocínio da CSN, Itaú, Bemol, Banco Safra, Rosset e Banco Rendimento, com produção da Interarte e apoio do Consulado de Israel em São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo.   A  realização é  da Congregação Israelita Paulista (CIP) e  do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo a Cultura.




 

 
 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>