Casa Vogue destaca a obra do designer Zanini de Zanine, que celebra 20 anos de carreira

setembro 28, 2022

Casa Vogue

O designer reflete sobre os caminhos percorridos profissionalmente e comenta a influência do pai nessa trajetória

Casa Vogue_edição setembro_foto_ Studio Tertulia


Dedicada à arte, a edição de setembro de Casa Vogue apresenta a história do designer Zanini de Zanine, que comemora 20 anos de carreira. Reza a sabedoria popular, que o fruto não cai longe da árvore, um de inúmeros ditados que tratam da semelhança física ou afinidade intelectual entre gerações. No caso do designer, a influência paterna guiou a descoberta da vocação. Filho do arquiteto, designer, maquetista, paisagista e urbanista José Zanine Caldas (1919 -2001), ele celebra neste ano duas décadas de uma consistente carreira solo.

A cultura compartilhada em casa atuou como catalisador para a inventividade do jovem Zanini, um carioca de Botafogo cujas habilidades, ele reconhece, foram aguçadas pela liberdade que pautou sua criação. “A ligação da minha mãe [a cineasta Fernanda Borges] com as artes também desempenha papel importante nessa trajetória. A questão visual é riquíssima, tão forte quanto o lado do meu pai”, pondera. O círculo familiar proporcionou outras convivências decisivas, como a proximidade com o arquiteto Lucio Costa (1902 - 1998). “Quando eu tinha 5 anos, íamos visitá-lo, e lembro de muitas caixas e livros amontoados no apartamento. Perguntei se estava de mudança. Como criança, não entendia que se tratava da bagunça de um mestre”, relata.

A herança da emoção norteou suas primeiras peças. “Elas eram difíceis de fazer, e não ficavam perfeitas. Bastante coisa deu errado. Sem a tecnologia de hoje, precisava de muita pesquisa.” Apesar dos empecilhos, a mesa de centro Encaixes, desmontável e com base de madeira, rendeu-lhe um prêmio, concedido pelo Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, que o levou a Milão, na Itália, em 2002. Esse foi o primeiro dos mais de 50 que faturou até hoje, incluindo o Casa Vogue Design 2018 (nas categorias Estofados e Voto Popular), com a cadeira Zina.

PROJEÇÃO INTERNACIONAL

Um ponto relevante do percurso foi a abertura do ateliê, no Rio de Janeiro, em 2003. “Naquele período, lancei mão do processo de carpintaria com madeira de demolição ao lado de profissionais que haviam trabalhado com o meu pai”, comenta. “Passamos a receber contato de galerias e clientes dos Estados Unidos. Eles se interessaram pela matéria-prima e pela valorização do que é feito à mão. Isso possibilitou as vendas e uma melhor estruturação do negócio”, detalha. Há dez anos, veio um grande passo em direção a marcas europeias. Convidado pela Tolix, tradicional fábrica francesa de móveis, Zanini lançou itens de aço inox na Maison&Objet. No mesmo período, a aproximação com Giulio Cappellini, diretor de arte da empresa italiana que leva seu sobrenome, resultou na poltrona Trez, apresentada no Salão do Móvel de Milão de 2012.

O passeio por diferentes materiais para encontrar novos meios de fabricação faz parte de sua versatilidade, como pontua o curador de arte Tulio Mariante, que organizou uma exposição sobre Zanini no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. “Além da marca da lida com a madeira e do sangue bom, de uma pessoa batalhadora, que herdou do pai, ele evidencia a diluição das fronteiras entre design e arte. Compila conhecimentos distintos e transforma projetos utilitários de design com uma linguagem visual própria”, resume.

Em uma inversão de papéis, o designer também está na mira de curadores: recentemente, foi tema de exibição individual na galeria R & Company, em Nova York, com exemplares inéditos guiados por sua conexão com a arte, campo que, cada vez mais, tem se sentido confortável para explorar. Prerrogativa de quem soma 20 anos de janela e, para coroá-los, planeja mostras em São Paulo e no Rio de Janeiro, além do lançamento de um livro.

Mais sobre a obra do artista pode ser conferido na reportagem completa da edição de setembro de Casa Vogue.

 

Sobre a Casa Vogue

Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.

 



Casa Vogue_edição de setembro








a4&holofote comunicaçãoa4&holofote comunicação







Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>