Butantan é palco de homenagem ao centenário do escritor português José Saramago
outubro 21, 2022
Violante Saramago, única filha do premiado autor, plantou uma oliveira no instituto, árvore preferida do pai
O Instituto Butantan fez parte das homenagens ao escritor José Saramago, único autor português premiado com um nobel de literatura, na tarde desta quarta-feira (19). A instituição recebeu a visita de sua única filha, Violante Saramago, que plantou uma oliveira na praça central do instituto, como parte das comemorações pelo centenário do escritor
O plantio foi acompanhado pelo diretor cultural do Butantan, Giuseppe Puorto, pelo neto do fundador e primeiro presidente do instituto Vital Brazil, Erico Vital Brazil, e pelo diretor cultural da Fundação Oscar Americano, Eduardo Monteiro.
“Para comemorar essa marca, resolvemos plantar 100 oliveiras nas imediações da Fundação José Saramago, e cada uma delas batizada com nomes de personagens das obras de meu pai”, conta Violante. “Foi a minha filha Ana Saramago que escolheu os nomes, tabulando os personagens de todas as obras”, complementa.
Árvore preferida de Saramago
As oliveiras são parte da história de vida de Saramago. Em seu livro “As Pequenas Memórias”, o escritor lamenta não haver mais olivais em frente à casa em que passou a infância, em Azinhaga, Portugal. A árvore aparece em outras obras do escritor, que faleceu em 2010, e que teve as suas cinzas espalhadas numa oliveira plantada em frente à Fundação José Saramago, em Portugal.
Por convite de Erico Vital Brazil, duas dessas 100 oliveiras estão, agora, plantadas no Brasil: uma na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e outra no Instituto Butantan.
Memórias e palavras
O local para o plantio dentro do Instituto Butantan foi cuidadosamente escolhido: uma praça na área central do Butantan, entre o boulevard do Parque da Ciência e o Prédio Vital Brazil. Ali, ela terá sol na medida certa, sem a sombra excessiva de outras árvores maiores, e passa a integrar a rica flora espalhada por todo o Instituto Butantan.
Violante Saramago nasceu em 1947, em Lisboa, e é formada em biologia. Além do plantio em homenagem ao pai, quis conhecer as dependências do Butantan, visitando o Museu Biológico e o Espaço Terra Firme.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar