Coral Jovem do Estado enaltece a diversidade em apresentação no Teatro B32
outubro 21, 2022
Grupo artístico da EMESP Tom Jobim faz apresentações com obras dos compositores Benjamin Britten, Francis Poulenc, Piotr Ilitch Tchaikovski, Caroline Shaw, Ethel Smith, Lucas Rezende / Kika Sena, Zi Vasconcelos, Clarisse Assad, Ligiana Costa e Majur
Coral Jovem do Estado de São Paulo. Crédito: Roberta Borges
No dia 22 de outubro, sábado às 20h, o Coral Jovem do Estado — grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura — celebra a diversidade e os movimentos modernos através de obras de compositores de diversos países, gêneros e épocas em apresentação no Teatro B32.
Sob regência de Tiago Pinheiro, preparação vocal e regência de Marília Vargas, o concerto terá a participação especial da cantora, compositora e musicóloga brasileira Ligiana Costa. E para completar a experiência sonora, o Coral estará acompanhado de Juliana Ripke no piano, no beatbox Diego de Jesus e preparação corporal com Cristian Duarte.
O programa abre com uma peça de Benjamim Britten, em seguida o grupo apresenta La Blanche Neige, do compositor francês,Francis Poulenc, e a seguir é a vez do russo Tchaikovsky. O repertório contempla ainda obras das compositoras Caroline Shaw, Ethel Smith Clarice Assad, entre outras. Para encerrar, o Coral Jovem do Estado interpreta Africaniei, da cantora e compositora brasileira Majur.
TRANSMISSÃO AO VIVO
Para quem não puder estar presente no evento, mas ainda assim se interessar pelo programa, a apresentação de sábado, 22 de outubro, às 20h, contará também com transmissão ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim: youtube.com/TJEMESP.
CORAL JOVEM DO ESTADO
SINGULARES
Marília Vargas, preparação vocal e regência
Cristian Duarte, preparação corporal
Juliana Ripke, piano
Diego de Jesus, beatbox
Ligiana Costa, participação especial
PROGRAMA:
BENJAMIN BRITTEN
Advance Democracy
FRANCIS POULENC
La Blanche Neige
PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY
Prizyv Ko Snu
CAROLINE SHAW
And the swallow
ETHEL SMITH
Women's march
LUCAS REZENDE / KIKA SENA
Atire a
CLARICE ASSAD
Suíte aos moços
Assim eu vejo a vida
Aos moços
Das pedras
Todas as vidas
LIGIANA COSTA
Unum
Sá Final
Renasce e morre
MAJUR
Africaniei [arr: Carlos Bauzys]
Informações:
Data: 22 de outubro, sábado, 20h
Local: Teatro B32
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 3732 - Itaim Bibi, São Paulo
O repertório eclético e o dinamismo das apresentações do Coral Jovem do Estado refletem uma proposta artístico-pedagógica que vai além do canto. O grupo artístico da EMESP Tom Jobim trabalha não apenas a voz humana, mas também expressão corporal e sensibilidade musical. O Coral Jovem mantém um importante tripé artístico: além do repertório lírico, o grupo explora a música antiga e popular. Tiago Pinheiro é regente titular do Coral Jovem do Estado desde fevereiro de 2015, em parceria com Marília Vargas na preparação vocal. O Coral é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura.
Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar