Popular e erudito: Simoninha e Orquestra Sinfônica de Heliópolis apresentam-se no Sesc Itaquera
outubro 09, 2022
No dia 16 de outubro (domingo, 15h) Simoninha e Orquestra Sinfônica de Heliópolis apresentam-se no Sesc Itaquera, unindo a música orquestral com a popular no intuito de democratizar o acesso à cultura para o grande público.
Criada em 1996, pelo maestro Silvio Bacarelli, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) foi a primeira orquestra sinfônica do mundo que surgiu em uma favela. A iniciativa, que começou atendendo 36 crianças com aulas de instrumentos de cordas, atende atualmente mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade por ano e conta com regência titular de um dos mais importantes maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, também diretor artístico da instituição.
O grupo é reconhecido internacionalmente por sua excelência e possibilita aos alunos a prática orquestral e o conhecimento de repertório complexo e desafiador, além da vivência do dia a dia de um grupo sinfônico, com rotina de estudos, ensaios e concertos, atendendo a um rigoroso padrão de qualidade. Além disso, é a única orquestra de toda a América do Sul que já foi regida pelo maestro Zubin Mehta, patrono do Instituto Baccarelli desde 2005.
Com intuito de fomentar a cultura, desde 2020 realiza temporadas convidando grandes nomes do cenário musical atual, que apresentam seus repertórios populares com acompanhamento de uma orquestra. A série já reuniu a Orquestra Sinfônica Heliópolis com Samuel Rosa, Mano Brown, Roberta Campos, Toni Garrido, Lucy Alves, Luciana Melo, Zé Ricardo, entre outros importantes artistas.
Desta vez, o convidado é o músico, intérprete, compositor, produtor e diretor musicalWilson Simoninha. Filho do lendário Wilson Simonal e com uma trajetória artística iniciada nos anos 1980, Simoninha é um artista multifacetado que transita por gêneros como samba samba rock, soul, pop e bossa nova. Mais conhecido como compositor e intérprete, o músico também um trabalho reconhecido como diretor artístico e produtor musical.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar