Via está entre as dez empresas de Varejo e Distribuição que mais se relacionam com startups no País
outubro 25, 2022
Ranking TOP Open Corps 2022 anunciouas TOP 10 corporações líderes em open innovation, responsáveis por 46% dos relacionamentos com startups identificados no setor
Para o ranking, Via apresentou experiências com startups na megaloja da Casas Bahia,
na Marginal Tietê - Foto: Divulgação
São Paulo, outubro de 2022 – A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, conquistou a 8ª posição, figurando no Top 10 do Ranking TOP Open Corps 2022, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no país no último ano. O anúncio foi realizado no dia 18/10, em cerimônia virtual. Como nas edições anteriores, além das TOP 100, também foram reconhecidas as corporações líderes em 25 categorias de mercado.
No setor de Varejo e Distribuição, as corporações TOP 10 foram responsáveis por 46% dos relacionamentos com startups. O Ranking 100 Open Startups identificou 59 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ano, o que elevou para 230 o número de Open Corps identificadas no Brasil, o que equivale a 6,3% de todas as empresas que fazem open innovation com startups no país.
No total, as corporações de Varejo e Distribuição estabeleceram 871 relacionamentos de negócios com 482 startups no último ano, um crescimento de 85% em relação a 2021. O tipo de contrato mais comum foi serviços ou produtos das startups, seguido pelo matchmaking e conexão com as startups.
Inovação está no DNA da Via
De acordo com Helisson Lemos, vice-presidente de Inovação, Marketplace e RH da Via, a premiação é resultado da estratégia de aceleração digital e de inovação da Via, que trouxe as startups para o negócio da empresa. “Estamos muito felizes por chegarmos ao Top 10 do ranking. Temos investido em startups, dentro da nossa estratégia de inovação que tem permitido acelerar nossa transformação digital e promover soluções inovadoras para melhorar a experiência do cliente em toda a sua jornada de compra e relacionamento. Por meio da iniciativa, startups de todo o país estão se conectando diretamente com a empresa, auxiliando a superar os desafios enfrentados no dia a dia do negócio, fortalecendo o ecossistema Via”, afirma.
Em parceria com a plataforma de inovação aberta Distrito, a Via incorpora soluções de startups em processos, projetos e produtos da companhia, promove ações internas de cultura de intraempreendedorismo e inovação, e criou o programa Via Next que contempla investimentos em startups, por meio de Corporate Venture Capital (CVC).
Desde 2021, quatro startups já receberam investimentos da Via: as fintechs GoPublic, Poupa Certo e byebnk, que oferecem diversos serviços de soluções financeiras, incluindo criptomoedas, e a Uffa, uma fintech que é uma plataforma inteligente de gestão de carteiras adimplentes e inadimplentes.
Com a Distrito e a aceleradora Darwin, a Via também participou do Retail Scale, programa de aceleração de startup, iniciado em maio de 2021, com foco em iniciativas voltadas para o varejo. Por meio do programa, a empresa realizou projetos e investiu em mais cinco startups: iDid, Hubbi, Manfing, Yapoli e Já Vendeu.
Megaloja Casas Bahia Marginal Tietê
Para participar do Ranking 100 Open Corps, a Via apresentou como case as experiências e tecnologias de startups adotadas na megaloja da Casas Bahia na Marginal Tietê. A loja conta com a atuação de cinco startups que impactam na experiência no cliente. Entre elas, está VTT/Bananas Music, que é responsável pela curadoria sonora da loja. A CB da marginal também conta com uma Mapa Digital, desenvolvido pela Zapt, que auxilia os clientes a se localizarem no espaço com potencial de otimizar a inteligência de dados integrando os canais online e offline.
Outro serviço oferecido por startup na loja é o Lockers da Clique Retire, onde clientes podem retirar mercadorias adquiridas por meio do ecommerce. Também há a startup SoluCX que envia o NPS após cada etapa de contato do cliente com a marca.
Sobre o Ranking
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos - com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em open innovation com startups, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo.
Em 2022, a publicação chega à sua sétima edição, com números recordes do ecossistema de inovação. Foram registrados 42.588 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups, um aumento de mais de 61% em relação à edição 2021.
Das 6.438 corporações que buscam startups no país, 4.449 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup e, das 25.016 startups que fazem parte da plataforma 100 Open Startups, 3.821 fizeram negócios com ao menos uma corporação.
Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de quase 70 mil acordos de open innovation e R$ 3,9 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 25 mil startups e 7 mil corporações participantes da plataforma.
Sobre a Via
Via está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.
Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar