Assucena apresenta "Menino Pele Cor de Jambo", primeiro single do seu disco-solo, no qual canta suas verdades e desejos

novembro 19, 2022

Previsto para 2023, o álbum, que marca a estreia-solo da artista baiana, terá produção de Pupillo e direção artística da cantora Céu (ao lado da própria Assucena)

Cantar a vida, a esperança e os amores que dão certo. Essa é a bússola que guia Assucena em “Menino Cor da Pele Jambo”, single que inicia o processo de lançamento do disco de estreia da cantora e compositora baiana como artista-solo. O álbum terá produção musical assinada por Pupillo e direção artística aos cuidados da cantora Céu (ao lado da própria Assucena). “Menino Pele Cor de Jambo” encontra pelo caminho contornos tipicamente brasileiros, nos quais saltam o suingue e o alto astral. “A gente precisa apresentar e apreciar mais nosso Brasil bonito, porque as infelicidades e injustiças já estão colocadas”, afirma ela sobre a faixa, que chega hoje, 18 de novembro, aos aplicativos de streaming de áudio (ouça aqui).  

Desde que chamou atenção como uma das integrantes da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, Assucena deixou evidente suas influências vindas do cancioneiro nacional da década de 1970, além de ter seu canto inspirado por Gal Costa. Então é genuíno que “Menino Pele Cor de Jambo”, primeiro gostinho do seu disco de estreia, venha mergulhado nessas referências e beba da sonoridade de Jorge Ben Jor. “Buscamos uma relação entre sonoridades contemporâneas, tanto no beat quanto na mixagem, traçando uma conversa com o samba rock. É um desafio que eu gosto, fincar os pés no meu tempo sonoro sem me perder de minhas raízes”, ela analisa.

A produção desse single, assim como o restante do disco, ficou nas mãos de Pupillo, produtor e ex-integrante do Nação Zumbi. Sobre essa união criativa, ele relata: “O encontro com Assucena me permite acessar o Brasil com o qual eu realmente me identifico, ampliando todas as possibilidades, não só como produtor, mas principalmente como ser humano”. A cantora Céu, por sua vez, se une a Assucena para juntas assinarem a direção artística da faixa e do disco. “Assu me contactou cheia de vida, brilho nos olhos, canções no bolso: um farol lindo e promissor. Me trouxe o desafio de direcionar esses sonhos, de trazer um pouco do meu mundo pro dela, mexeu com tudo”, conta Céu.

Entre as referências da faixa, a clássica “Oba Lá Vem Ela”, de Jorge Ben Jor, foi a porta de entrada para um novo Brasil, com a frase “Lá vem ele” cantada ao longo do single. A passagem anuncia o verão de 2023, esperança e alegria ao som da cuíca. “‘Lá vem ele’ se refere ao Brasil que nos espera a partir do dia 1º de janeiro, um país que aplaude o amor com sua malemolência e suingue. É o Brasil da liberdade e da democracia, que respeita a nossa ancestralidade, a nossa história. ‘Lá vem ele com um sorriso lindo aberto ao céu, ao céu’”, revela a artista.

O resultado de “Menino Cor da Pele Jambo” soa contagiante, gera identificação e se conecta com o DNA de todo brasileiro que cresceu ouvindo os clássicos da chamada MPB, onde o amor caminha ao lado da revolução. “Eu sou uma compositora romântica e gosto de ser; foi daí que escolhi começar em clima alto astral, num love otimista que conversa tanto com a minha identidade”, finaliza Assucena.



Ouça “Menino Cor da Pele Jambo” aqui

 

Ficha Técnica:
Voz - Assucena
Backings - Céu 
Bateria - Bianca Predieri
Baixo - Ivan Gomes
Guitarra - Vitor Wutzki 
Teclado - Rodrigo Tavares
Percussão e Cavaquinho - Pretinho da Serrinha
Beat Eletrônico - Pupillo 
Produção musical -  Pupillo
Direção artística - Céu
Mixagem - Guigo Berger
Assistência de mixagem - José Miziara 
Masterização - Carlos Trilha
Direção de Arte e Design - Oitentaedois
Fotografia - Natalia Mitie
Assistente de foto - Renan Martins
Acessórios - Entre Cubos
Beleza - Magô Tonhon
Figurino - ZebuSP

 

Capa
Capa


Assucena
Assucena
Créditos: Natalia Mitie



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>