A EXPOSIÇÃO “PEDRAS NO CAMINHO”ESTÁ DE VOLTA EM 2023!

janeiro 02, 2023

COM ENTRADA GRATUITA DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 16H ÀS 20H E AOS SÁBADOS DAS 10H ÀS 14H, ACONTECE TAMBÉM, NO DIA 11 DE JANEIRO, ÀS 19H, UMA VISITA GUIADA COM A CURADORA DENISE MATTAR E A ESCULTURA MARY CARMEN MATIAS.

Após um breve intervalo e mediante ao sucesso de público, “Pedras no Caminho”, da artista Mary Carmen Matias e suas 45 obras inéditas foram convidadas, por sugestão do Instituto Cervantes a prorrogar a exposição que continua de 09 a 21 de janeiro/2023. 

Reconhecida por suas inúmeras esculturas e colecionando diversos prêmios, Mary Carmen Matias e a curadora Denise Mattar celebraram o sucesso da Exposição inaugurada no início do mês de dezembro, em São Paulo e o convite do Instituto Cervantes pela continuidade da mesma que segue de 03 a 21 de janeiro de 2023.

 

E, no dia 11 de janeiro (quarta-feira), ás 19h, Denise Mattar - uma das mais premiadas curadoras da atualidade – e a escultura Mary Carmen Matias - realizam uma única visita guiada.


Iniciando uma nova fase, Mary Carmen Matias, isolada pela pandemia, em contato com a natureza, assumiu um novo desafio e foi  buscar um elemento natural para suas esculturas.

 

Surge a ideia, ao lembrar Drummond: “No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Pensando no que todos passamos, a artista pela arte, traz sua mensagem. A forma natural e a beleza bruta da pedra vinda da mãe terra, a resistência e os diferentes formatos levaram à paixão pela pedra e ao desafio de extrair novos significados.

 

A artista agrega à pedra a combinação com o metal, elemento importante em sua expressão e linguagem. Dá continuidade à sua contínua busca de transformar materiais rígidos em mensagem de harmonia. Interfere, une e manipula, obtendo resultados originais e instigantes. ”Para criar essas obras tive que me aprofundar no conhecimento de algo novo, lidando com materiais diferentes. O que mantive foi meu propósito de transformar algo rígido em suavidade e leveza”, declara Mary Carmen Matias.

 

Identifica e seleciona formas, elabora protótipos, estuda as formas de intervenção e formatação, sempre respeitando e enriquecendo a forma original.

 

Esta nova etapa, agora iniciada, abre inúmeras possibilidades para Mary Carmen seguir inovando e surpreendendo. O mundo parou e permitiu ao ser humano reflexões sobre os seus caminhos e a importância do respeito pela natureza. Ao caminhar por ruas e trilhas devemos buscar a beleza que nos envolve. Para a artista, elementos, formatos, cores, porosidades e texturas são estímulos que mobilizam, motivam e a levam a criar e produzir.

 

SOBRE MARY CARMEN MATIAS:

Mary Carmen Matias (Astorga, Espanha). Escultora e pintora.

Site: https://marycarmenescultora.com.br/


No curso de escultura no Mackenzie, em 2005, Mary Carmen conhece o escultor Caciporé Torres, com quem aprende as primeiras técnicas de escultura e o uso das ferramentas e da solda. Neste momento, com incentivo de seu primeiro mestre, assume a escultura como uma forma de expressão de seus valores.

Com sólida formação nas áreas de Sociologia e História onde estudou em profundidade as civilizações e suas manifestações artísticas, Mary Carmen dá, em 2007, seus primeiros passos na arte, e transforma seu conhecimento teórico e conceitual em manifestação cultural e artística.

 

Como resultado dos estudos, participa de sua primeira exposição no Mackenzie. Em seguida, Mary Carmen aprofunda seus estudos na escultura com Angela Bassan (MUBE). Neste momento há uma forte identificação com a modelagem em argila, com o alumínio e o bronze, dando dá início ao trabalho com a fundição em bronze.

 

Assimila ainda referências das obras do escultor grego Nicolas Vlavianos em seus trabalhos, a partir de 2008.

Suas esculturas em metal e bronze têm um aspecto humanista, revelando temas como relações familiares, especialmente a maternidade. As formas humanas ganham destaque em sua primeira individual, Reflexões – Os Caminhos da Forma, em 2010, com curadoria de Jacob Klintowitz (1941), e podem ser vistas também em obras como Confissões (azul), de 2010, ou ainda em formas individuais como Mulher de Xale (2011).

A obra de Mary Carmen ganha também um aspecto de complementação entre materiais e curvas. Embora utilize matérias-primas sólidas como o metal e, mais tarde, incorpore o mármore, o peso é trabalhado de modo a criar leveza, por meio de formas orgânicas. Assim, o que parece conflituoso no dualismo solidez-leveza ganha um aspecto poético e harmonioso nas obras da artista, como em Envolvimento (2011), feita em aço, e em Geminados e Entrosamento, ambas de 2018, mesclando metal com mármore.

Paralelamente à produção de esculturas, a artista passa a explorar a pintura em 2015, tendo como suporte o alumínio, que, assim como recebe pinturas, também contribui para a composição das cores, como em Sem Título (2019) e Sem Título (2020). Seus trabalhos mantêm a exploração das linhas e do movimento na escultura através do desenho que realiza sobre o suporte, ao mesmo tempo que se distancia dessa produção ao ampliar a paleta de cores, extrapolando o aspecto monocromático do trabalho nas esculturas.

Em 2022, Jacob Klintowitz lançou o livro “Os Caminhos da Forma” – mais de 160 páginas dedicadas à trajetória da artista.

 

SOBRE DENISE MATTAR:

Denise Mattar é uma das mais premiadas curadoras da atualidade. Exerceu o cargo de diretora técnica de instituições culturais, como o Museu da Casa Brasileira (1985-1987), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (1987-1989) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1990-1997). Desde 1997, atua como curadora independente, tendo recebido ao longo dos anos quatro prêmios da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e dois prêmios ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte).

SERVIÇO:

Exposição: O Caminho das Pedras

Período: de 03 a 21/01/2023

Local: Instituto Cervantes (Av. Paulista, 2439)

Entrada gratuita

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 16h às 20h e aos sábados, das 10h às 14h. 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>