Encontros gastronômicos Sabores e Lembranças chega à segunda edição e resgata memórias afetivas de chefs refugiados no Brasil

abril 29, 2023

Dez imigrantes acolhidos pelo Instituto ADUS apresentam receitas tradicionais de seus países em encontros gratuitos e com número de vagas limitadas;

Inscrições podem ser feitas no site

Evodie Mwepu, da República Democrática do Congo, participou da primeira edição do Sabores e Lembranças, em novembro de 2022. Foto: Raphael Criscuolo

São Paulo, abril de 2023 – Nos dias 6, 7, 19, 20 e 21 de maio, o Instituto ADUS, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, promove a segunda edição dos encontros gastronômicos Sabores e Lembranças. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, contará com a participação de dez chefs refugiados do Afeganistão, Angola, Colômbia, Congo, Marrocos, Nigéria, Togo, Uganda, Venezuela e Síria.

Assim como na primeira edição, realizada em novembro de 2022, o principal objetivo dos encontros é dar visibilidade ao trabalho de refugiados que têm na gastronomia uma fonte importante de renda, seja ela primária ou secundária, e que precisam dela para se reconstruir e tocar suas vidas no Brasil, com independência e autonomia. 

“O projeto Sabores e Lembranças nos dá a oportunidade de conhecer histórias muito tocantes de pessoas que deixaram seus países e que carregam uma bagagem riquíssima de memórias afetivas vindas da relação entre a gastronomia e suas próprias vidas", explica Marcelo Haydu, diretor do Instituto ADUS.

A edição deste ano do Sabores e Lembranças tem realização do Ministério da Cultura, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio das empresas parceiras do Instituto ADUS: John Deere e Pinheiro Neto Advogados. 

Desafio

Durante os encontros os chefs têm a missão de apresentar dois pratos, um doce e um salgado, preparados com ingredientes típicos de seus respectivos países. Cada receita fará parte de um livro. Na primeira edição do Sabores e Lembranças participaram quatro imigrantes acolhidos pelo Instituto ADUS, que prepararam suas receitas com apoio de chefs brasileiros renomados. O resultado pode ser visto num e-book gratuito disponível neste link. A próxima edição, referente aos encontros deste ano, será lançada em junho pelo Instituto ADUS e contará também com a versão impressa.

Os encontros gastronômicos acontecem no Estúdio Erê, localizado na Rua Tanabi, 235, Barra Funda, em São Paulo (SP), em dois horários: às 12h e às 18h.  As inscrições devem ser feitas previamente pelo site. Ao todo são 30 vagas por encontro. 

SERVIÇO

Datas e horários: 

06/05 - sábado

12h - Sylvie Lusongadio (República Democrática do Congo)

18h - Jessica Ebaku (Uganda)

 

07/05 - domingo

12h - Raiana Ibrahimi (Afeganistão)

18h - Liliana Barriga (Colômbia)

 

19/05 - sexta

12h - Salsabil Matouk (Síria)  

18h - Abdellatif Elmekaoui (Marrocos)

 

20/05 - sábado

12h - Aimée Agbadohu (Togo)

18h - Rosalva Cardona de Silva e Lester Rafael Silva Garcia (Venezuela)

 

21/05 - domingo

12h - Evergreen Okolo (Nigéria) 

18h - Sara Braz (Angola)

Local: Estúdio Erê - Rua Tanabi, 235, Barra Funda

Inscrição prévia no site.

 

Sobre o Instituto Adus

O Instituto ADUS, fundado em 2010, é uma organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, por meio de acolhimento e proteção, capacitação e intermediação junto a empresas para colocação profissional, e ensino de português. Ao longo de mais de 11 anos de trabalho, mais de 5.000 alunos já passaram pelas aulas de português; mais de 1.500 refugiados foram capacitados; mais de 650 foram inseridos no mercado de trabalho; e mais de 2.000 receberam a orientação jurídica necessária para superar as barreiras culturais que os separam de sua integração plena.

 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>