Filme de alunos do curso de Cinema da FAAP “SOLOS” é selecionado para competição oficial da La Cinef, mostra do 76º Festival de Cannes

abril 29, 2023


Filme é o único latino na competição da mostra que é voltada para filmes universitários


Solos, curta-metragem produzido como trabalho de conclusão do curso de Cinema do Centro Universitário FAAP, terá sua estreia mundial na mostra "La Cinef", parte do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio em Cannes, França.


A produção foi o filme de conclusão de curso, de 2022, dos alunos Pedro Vargas, Raffella Rosset, Paula Soares e Miguel Monori, tendo como chefes de equipe os alunos e ex-alunos Nathalya Macchia, Marina Kosa, Igor Yamawaki e Giulia Zanini e conta a história de Leonardo, interpretado por Jorge Neto, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando.


O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias. 


A La Cinef é uma seção do Festival de Cannes voltada para filmes universitários, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas. Para a 26ª edição da La Cinef, 16 filmes foram selecionados, entre os dois mil inscritos por escolas e universidades de cinema do mundo todo. A lista conta com 14 ficções e 2 animações, de 13 países. Solos é o único filme latino na competição da mostra deste ano.


Escrito e dirigido por Pedro Vargas, foi produzido durante a pandemia e contou com muitos cuidados e precauções durante as filmagens. A temporalidade da obra ficou registrada nas máscaras usadas pelos personagens, mas sem transformar a Covid-19 no tema principal do filme.


Pedro conta que a FAAP foi parceira no processo de produção do curta-metragem, com um grupo de professores comprometidos e uma equipe técnica que os apoiou durante toda as etapas da filmagem, fornecendo equipamentos como a câmera 16mm utilizada na obra.

 

“Também gostaria de registrar a inspiração que foram os professores Eliseu de Souza e Máximo Barro em toda minha formação. Máximo por ter idealizado o curso, e ser um dos maiores nomes do cinema nacional. E Eliseu, que foi meu orientador na monitoria de animação no primeiro ano de faculdade, e com quem pude aprender muito sobre como fazer cinema com paixão”, finaliza Pedro.


Clique aqui para assistir ao trailer.


Sobre o Centro Universitário FAAP

Com mais 75 anos de excelência, cultura e inovação, o Centro Universitário FAAP é uma das mais tradicionais instituições de educação do Brasil, com Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação, cursos livres e de extensão. A instituição também oferece programas de idiomas, intercâmbio e eventos que complementam a formação do estudante, tanto na área dos negócios como das criatividades. A FAAP está presente em São Paulo e Ribeirão Preto.




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>