Martinho da Vila lança poderoso audiovisual da canção "Timbó", parceria com Will Kevin

maio 25, 2023

Sony Music

Música faz parte do álbum recém-lançado, "Negra Ópera", do bamba

Assista ao clipe de “Timbó”: https://youtu.be/-Dc-32WCDYk 

Escute o álbum “Negra Ópera”: https://smb.lnk.to/NegraOpera

Em mais uma amostra da grandiosidade e da necessidade do álbum “Negra Opera”, em que Martinho da Vila vê beleza no drama, inspirando-se na ópera, com repertório que afirma a liberdade e resistência negra, o artista lança o clipe oficial da música “Timbó”. Parceria com Will Kevin, um dos nomes da nova geração do R&B nacional, a faixa ganhou um registro audiovisual de impacto, que reforça a letra da canção, sobre um feiticeiro africano. A direção é de Philippe Rios, da ÓXXÒ Films.

Timbó é um samba antigo que se refere às raízes de um feiticeiro que veio da África e cresceu na Ilha de Marajó”, explica Martinho da Vila. O clipe transporta o espectador ao universo de Timbó, com personagens, performances e figurinos que ambientam uma história de ancestralidade e força.

Tem sido uma experiência que ainda estou processando. É uma oportunidade que me toca de várias formas possíveis, principalmente pelo lado pessoal, onde é possível observar esse ciclo onde o Martinho da Vila inspirou meu avô, meu pai, chegando até a mim. Ter a honra de participar do álbum me faz conseguir levar um pouco dessa energia e dessa ancestralidade pra música”, compartilha Will Kevin.

Um álbum tão importante, lançado no dia que foi, ao lado do grande mestre Martinho, me faz querer ser referência para a futura geração de artistas, assim como o Martinho e outros me influenciaram. O momento da gravação do clipe foi onde a ficha realmente começou a cair. A forma como o roteiro foi pensado e construído fez a história da música ficar ainda mais rica”, finaliza o cantor e compositor carioca.

A narrativa audiovisual do clipe rompe estereótipos sobre o imaginário do homem negro. No vídeo, a demonstração da personalidade de Timbó traz uma realidade alternativa sobre o que se espera de uma família negra. A personificação do feiticeiro faz referência aos negros escravizados que foram assassinados em Porongos, no atentado aos Lanceiros Negros - um dos ataques mais violentos da Guerra dos Farrapos. O final do vídeo representa, em tela preta, o massacre.

 Uma curiosidade sobre o clipe de “Timbó” é que ele se relaciona com o clipe da música “Acender as Velas”, parceria com Chico César, que também faz parte do álbum “Negra Ópera” e tem direção de Philippe Rios. Juntando os dois audiovisuais, forma-se um filme de dois atos, que narra a infância de Tulipa Negra com seu pai, Timbó. Já o vídeo de “Acender as Velas” explora a perda da figura paterna, entre tantas outras, além da depredação dos terreiros, esperança e resistência do povo negro.












Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>