Nesta quinta-feira (31): Orquestra SESIMINAS celebra o violoncelo em concerto que fecha o mês de agosto
agosto 29, 2023
Concerto “Violoncelo Ontem e Hoje” integra a série "Artes e Cordas" e acontece no Teatro SESIMINAS BH, às 20h30, com ingressos a preços populares; apresentação tem como convidado Philip Hansen, da Filarmônica de Minas Gerais, que executará obra de Hadyn
Fechando a agenda de agosto, a Orquestra SESIMINAS apresenta nesta quinta-feira, dia 31/8, às 20h30, o concerto “O violoncelo ontem e hoje”, que integra a série "Artes e Cordas" e recebe o convidado Philip Hansen, chefe dos violoncelos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Sob a batuta do regente titular Felipe Magalhães e ao lado dos instrumentistas da Orquestra SESIMINAS, o violoncelista vai executar um repertório marcado por “Concerto para Violoncelo nº 2”, de Joseph Haydin (1732-1809). A obra do compositor austríaco é considerada, até hoje, uma das mais difíceis já compostas para violoncelo em todos os tempos. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada) e podem ser comprados online neste link.
O maestro Felipe Magalhães explica que a escolha do convidado se deu de forma muito consciente, seguindo a intenção principal -já que Philip Hansen é um dos grande violoncelistas em atividade em Belo Horizonte - e, também, pelo fato de a obra de Haydin ser considerada uma das peças mais complexas já escritas para o instrumento. “Muitos violoncelistas dizem se tratar de uma das obras mais difíceis para violoncelo já escritas em todos os tempos. O solista fica muito desnudado, ali, em à orquestra. Sem falar no apuro técnico que a execução exige”, afirma o regente.
Fazendo jus ao nome do concerto, Felipe Magalhães explica que o convidado, que também é compositor, escreveu uma música nova, encomendada especialmente para este concerto, que será executada pela primeira vez na ocasião. “Por isso, o título do concerto é este. De um lado, temos Haydin e o período clássico da música erudita: de outro, temos a estreia mundial de uma composta contemporânea. Sem dúvidas, será um momento muito importante para nós”, afirma o maestro. “Para completar o programa teremos outra obra de Haydn, a ‘Sinfonia nº 49’ cujo subtítulo se chama ‘La Passione’. Uma obra muito importante, que dá origem ao romantismo italiano. Será inesquecível”.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar