Onda de calor: nutricionista alerta para cuidados no treino

setembro 19, 2023


Growth Supplements


Combinação de calor excessivo e baixa umidade do ar pode prejudicar organismo; saiba como se exercitar com segurança

Boa parte do Brasil será atingida, nesta semana, por uma forte onda de calor que fará os termômetros chegarem a 40°C em algumas regiões. Segundo o Climatempo, o calor será acima do normal para a época do ano e deve durar durante toda a semana. Ao mesmo tempo, os baixos índices de umidade relativa do ar tornam o clima mais extremo em várias regiões do Brasil. O nutricionista funcional e esportivo Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, detalha uma série de cuidados para quem pretende se exercitar de forma segura nessas condições. “Dos fatores ambientais, os que mais afetam os atletas são a temperatura e umidade relativa do ar. Elas influenciam no conforto térmico e no trabalho do sistema termorregulador, responsável pela manutenção da temperatura. Quando a temperatura central do corpo atinge níveis críticos, os sistemas orgânicos começam a falhar”, resume o especialista.

Água o dia todo
Para evitar esses problemas, a primeira recomendação é consumir de 35 a 50 ml de água por quilo ao longo do dia. “O processo de hidratação demora horas, então é indispensável beber água o dia inteiro, não só antes e durante o treino”, diz.


Beba água o dia inteiro, não só durante o exercício

A alimentação também precisa ser adequada para que não haja um sofrimento durante a prática de exercícios. “Consuma muitos vegetais: além de possuírem água, eles fornecerão nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e dos demais sistemas do corpo envolvidos na prática de atividade física”, explica.

Suor é aliado
Quando a umidade relativa do ar estiver baixa, uma dica importante durante o exercício é não enxugar o suor. “O processo de controle da temperatura depende da evaporação das partículas de suor. Mantê-lo na pele ajuda a reduzir a temperatura”, comenta Cirico.


Deixe o suor na pele, ele ajuda a reduzir a temperatura

Em casos de grandes perdas através do suor, se o indivíduo se exercitar por mais de 60 minutos, Cirico recomenda a reposição de eletrólitos por meio de bebidas isotônicas. “Esses repositores hidroeletrolíticos têm sódio, fósforo, potássio e outros nutrientes que auxiliam o processo de termorregulação”, detalha.

Sintomas
O nutricionista esportivo explica que, quando a umidade relativa do ar baixa, aumenta a evaporação do suor e os riscos de desidratação são maiores. “Nessas condições de baixa umidade, forte calor e exercícios intensos, o trabalho de regulação da temperatura pode até ficar impossibilitado. A baixa condição de hidratação durante exercícios provoca sintomas como o ressecamento das vias aéreas, o que pode levar a problemas respiratórios; suor excessivo; sonolência; respiração acelerada; desconforto; fadiga e pode até aumentar riscos de acidentes”, completa.

 

Dicas para se exercitar de forma segura no calor
- Consuma de 35 a 50 ml de água por kg diariamente
- Distribua o consumo de água durante todo o dia
- Não enxugue o suor
- Evite horários de calor excessivo, entre 10 e 16h
- Se for treinar em um ambiente fechado, use umidificadores, bacias com água ou toalhas molhadas
- Fique em locais protegidos do sol e em áreas que possuam vegetação
- Abuse dos vegetais
- Se treinar por mais de 60 minutos, consuma bebidas isotônicas para repor eletrólitos


Se exercitar no calor e com baixa umidade provoca sonolência e fadiga
Se exercitar no calor e com baixa umidade provoca sonolência e fadiga
Freepik




Não enxugue o suor
Não enxugue o suor
Freepik



O nutricionista esportivo Diogo Cirico
O nutricionista esportivo Diogo Cirico
Divulgação

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>