O risco de quedas na terceira idade

outubro 02, 2023


Sophia Loren de 89 anos sofre queda no banheiro de sua casa, especialista explica como adotar medidas para evitar problemas mais graves

A atriz italiana Sophia Loren de 89 anos foi levada às pressas para o hospital após sofrer um acidente em sua casa na Suíça, sendo submetida a cirurgia após ter caído no banheiro de sua casa em Genebra e sofrido múltiplas fraturas, fato relatado nesta segunda-feira (25) na página do Instagram da rede de restaurantes que tem o seu nome.

As quedas na terceira idade são um problema de saúde significativo e podem ter consequências graves. Elas ocorrem por uma variedade de razões, como fraqueza muscular, desequilíbrio, fragilidade óssea, problemas de visão, tonturas devido a medicamentos, superfícies escorregadias, calçados inadequados e condições médicas subjacentes entre outros.

Essas quedas podem resultar em lesões graves, como fraturas ósseas, traumatismo craniano, cortes e contusões além do impacto psicológico que podem causar, causando medo de cair novamente, o que pode levar a uma redução na atividade física e na qualidade de vida.

“Na terceira idade temos que tomar muito cuidado com quedas e principalmente com fraturas. Cirurgias de coluna, por exemplo, causadas por esses motivos acontecem muito nessa fase da vida. Os números crescentes sinalizam a importância da prevenção das fraturas através de acompanhamento médico especializado. Entender os pontos vulneráveis da sua coluna, por exemplo, através de um check-up pode detectar problemas crônicos e evitar problemas mais graves”, alerta o médico ortopedista Maurício Martelletto da Cínica Pró-Movimento, especializada em ortopedia e na saúde da coluna vertebral.

O especialista explica que também existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir quedas em idosos. Isso inclui a avaliação dos riscos de queda em casa e a implementação de modificações para tornar o ambiente mais seguro, como a remoção de tapetes escorregadios, a instalação de barras de apoio no banheiro e a melhoria da iluminação. Além disso, calçados adequados com solas antiderrapantes, a atividade física regular incluindo exercícios de fortalecimento muscular e equilíbrio, a reabilitação, a revisão de medicamentos que possam causar tontura e a avaliação da visão são componentes importantes da prevenção.

“Manter a flexibilidade da coluna, a resistência e massa óssea e a agilidade através de tratamentos preventivos e terapêuticos é de extrema importância. Hoje em dia, contamos com um grande arsenal de suplementos, nutracêuticos, medicamentos, materiais de enxertia, bio estimuladores, preenchedores, colágenos, células tronco, anti fibróticos, além do arsenal próprio dos ortopedistas, como o gesso e os parafusos e calços colocados cirurgicamente na coluna. A coluna é igual aos demais órgãos do corpo humano, incluindo a pele: se não cuidarmos dela continuamente, curando e prevenindo os problemas antes deles surgirem, acabamos envelhecendo antes do tempo”, finaliza Martelletto.

Dr Maurício Martelletto – Ortopedia e Traumatologia CRM:72348/SP SBC:7166

Médico formado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo há mais de 30 anos, Membro Diretor da Clínica Pro Movimento Especializada em Problemas de Coluna. Chefe do serviço de coluna em hospital de atendimento terciário da rede pública. Atualmente ministra cursos de pós-graduação em especial sobre cirurgia de hérnias de disco e estenose de canal, além de ministrar palestras, workshops e cursos em vários países. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Coluna e da North American Spine Society (NASS). Instagram: @clinicapromovimento

 

Dr Maurício Martelletto
Dr Maurício Martelletto
Divulgação



Shutterstock



Shutterstock




Shutterstock



Reprodução Instagram @sophialorenrestaurant
Reprodução Instagram @sophialorenrestaurant
Reprodução Instagram sophialorenrestaurant



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>