Comitiva de empresários do Brasil vai ao Paraguai buscar oportunidades de negócios
julho 21, 2025São cerca de 40 lideranças de São Paulo e Minas Gerais, que terão agenda com membros do alto escalão do governo paraguaio na próxima semana
Nesta segunda-feira, 21 de julho, uma comitiva com cerca de 40 lideranças, entre empresários e políticos do Brasil, embarca para Assunção, no Paraguai, para cumprir uma agenda intensa durante a semana, com o governo daquele país. O intuito é estreitar laços comerciais entre os dois países da América do Sul por meio da Lei de Maquila, um tratado que oferece benefícios fiscais e simplificação de processos para empresas.
Na agenda estarão reuniões com membros do alto escalão do Governo paraguaio, visitas a representantes do setor empresarial local e em entidades públicas, como congressos e ministérios, além de rodadas de conversas sobre a Lei de Maquila, zonas francas e importação e exportação bilateral.
Na comitiva, organizada pela Triunfae, empresa que desde 2023 vem estreitando essa relação entre Brasil e Paraguai, estão empresários, políticos e representantes de entidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. O objetivo é expandir parcerias com o Paraguai que fomente a economia no Brasil.
Em Há dois anos, a Triunfae levou o projeto de uma fábrica instalada em um presídio de Itajubá, Minas Gerais, como modelo que o governo do Paraguai adotou no país e já tem duas unidades funcionando em presídios.
A Lei de Maquila do Paraguai, permite desde 1997, que empresas estrangeiras estabeleçam operações industriais no país, com o objetivo de produzir bens ou serviços para exportação, usufruindo de benefícios fiscais e aduaneiros, como importar insumos sem impostos, produzir no Paraguai e exportar pagando apenas 1% sobre o valor agregado.
“O objetivo é ter o Paraguai como um parceiro de empresas no Brasil para expandir no comércio exterior e fortalecer a sua empresa, nos negócios no Brasil, gerando mais empregos etc”, explica Alexandre Mendonça, que está à frente da comitiva pela Triunfae.
Essa missão de empresários também tem o apoio da União Industrial Paraguai (UIP), que é uma instituição que representa o setor industrial do país e foi fundada em 1936 com o objetivo de promover o desenvolvimento e a organização do setor.
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar