Localizado no Embu das Artes, este singular espaço foi desenhado com a finalidade de atender todas as necessidades do processo criativo artístico em residência, desde a concepção até a apresentação, num ambiente inspirador.
Construída pela cineasta e diretora teatral argentina Kris Niklison em 2001, a casa tem como foco a pesquisa, desenvolvimento, produção e difusão de artes cênicas (teatro, dança, circo), visuais (pintura, escultura) audiovisuais (vídeo e cinema); além de ter recebido, ao longo dos seus mais 20 anos de existência, escritores, desenhistas, e profissionais dedicados ao desenvolvimento físico, mental ou espiritual (yoga, aero-yoga, acro-yoga, contato improvisação, etc).
Desde a sua constituição como ONG no ano 2010, a Casadasartes criou o projeto Paraíso Cultural pelo qual convida artistas a desenvolver as suas próprias obras em residência, de forma gratuita. Também realizou residências artísticas internacionais gratuitas onde artistas de diferentes países desenvolvem seus trabalhos em um ambiente de troca e convivência criativa com outros artistas. A casa também criou a produtora de cinema Casadasartes Produtora de Filmes Ltda, para a produção de curta, média e longa metragens, com algumas de suas etapas viabilizadas através da estrutura da Casa. Recentemente criou o Cineclube Casadasartes, através do qual organiza regularmente ciclos temáticos de cinema com ingresso gratuito
www.casadasartes.art
@casadasartes_paraisocultural